Alerta

Anvisa suspende vacina que protege bebês contra tuberculose

A suspensão ocorreu após a Anvisa apontar falhas nas chamadas “boas práticas” de fabricação do medicamento

Reprodução

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) determinou nesta quarta-feira (21) que seja suspensa a fabricação da vacina BCG e do medicamento Imuno BCG pela Fundação Ataulpho de Paiva, do Rio de Janeiro. A suspensão foi publicada no Diário Oficial da União.

Segundo informações da Anvisa, a suspensão ocorre após uma suspensão feita em parceria com a Superintendência de Vigilância Sanitária do Rio de Janeiro apontar indícios de falhas nas chamadas “boas práticas” de fabricação do medicamento. Com isso, a empresa fica impedida de poder fabricar novos produtos até que sejam feitas as correções necessárias.

A Anvisa não divulgou quais foram as falhas identificadas. Ainda segundo a reguladora, a medida não afeta os produtos que já estão no mercado. Isso porque os lotes são submetidos a testes de controle de qualidade pelo INCQS (Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde) antes de serem liberados para distruibuição e consumo.

A BCG é recomendada a recém-nascidos como proteção para tuberculose. Já o medicamento é indicado para tratamento de câncer superficial da bexiga.

Atualmente, a Fundação Ataulpho de Paiva é a única empresa a produzir essa vacina no país, além de ser responsável por fornecê-las no SUS. A produção gira em torno de 15 milhões de doses ao ano.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias