Brandão anuncia edital para contratação de empresa que realizará estudos sobre o transporte semiurbano
Os interessados devem enviar suas propostas até o dia 29 de março.

(Foto: Divulgação)
O governador Carlos Brandão anunciou nesta quinta-feira (27), a abertura do edital para contratação de empresas interessadas em realizar o estudo técnico para uma nova licitação de transporte semiurbano na Grande Ilha, que será viabilizado por meio da Maranhão Parcerias (Mapa) e da Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB). Os interessados devem enviar suas propostas até o dia 29 de março.
A iniciativa tem como objetivo apresentar contribuições para melhorias dos serviços de transporte público do Estado, garantindo maior eficiência, segurança e comodidade dos passageiros, bem como estimular o desenvolvimento econômico e a mobilidade sustentável. Atualmente, o sistema de transporte da Região Metropolitana de São Luís conta com 82 linhas operadas por 19 empresas, e uma frota com mais de 300 coletivos.
O governador Carlos Brandão anunciou a medida em suas redes sociais e destacou a importância de oferecer um transporte mais digno e eficiente.
“Edital aberto para contratação da empresa que vai realizar estudo técnico para uma nova licitação do transporte semiurbano da Grande Ilha. O nosso governo do Maranhão, por meio da Mapa e da Mob, tem a missão de garantir um serviço com mais qualidade, conforto e segurança aos usuários do transporte público. Inscrição até 29 de março de 2025, no site da Mapa. Nosso compromisso é melhorar a mobilidade urbana e garantir um serviço de qualidade para todos”, afirmou.
Para o presidente da Mapa, Cassiano Pereira Junior, com a realização dos estudos será possível uma gestão operacional do transporte com maior qualidade.
“Os estudos que receberemos permitirão que a gestão do transporte semiurbano seja feita com maior eficiência, entendendo os desafios que temos na Grande Ilha e propondo a utilização de novas tecnologias que melhorem a qualidade de vida dos motoristas e passageiros, além do bom funcionamento das linhas. Estamos seguindo a determinação do nosso governador Carlos Brandão, que é unir forças com os parceiros privados em prol de melhorias para os maranhenses”, afirmou.
Já o presidente da MOB, Adriano Sarney, destacou a importância dos estudos para a melhoria na qualidade de vida de quem utiliza o transporte coletivo diariamente.
“Sabemos o quanto o transporte semiurbano impacta a vida de milhares de pessoas todos os dias. E é justamente por isso que essa nova licitação está entrando em ação. Nosso objetivo é garantir mais segurança, acessibilidade e conforto para quem usa o sistema. Esse estudo técnico é um passo fundamental para construir um transporte mais eficiente e moderno, sempre pensando no bem-estar dos passageiros. Estamos trabalhando para transformar a mobilidade da Grande Ilha e esse é mais um avanço”, ressaltou.
Podem participar do chamamento público, pessoas físicas ou jurídicas que cumpram todos os requisitos previstos no edital e na legislação vigente. A documentação solicitada, que inclui itens obrigatórios como: sumário executivo, relatório de situação atual, modelagem técnica, operacional, econômico-financeira e jurídica, deve ser entregue presencialmente na sede da Mapa, localizada no Edifício Cesário, que fica na Avenida Senador Vitorino, nº 29, Anel Viário, ou enviada para o email contato.dnms@mapa.ma.gov.br.
Acesse o link https://www.mapa.ma.gov.br/pregoes?status=&type= para ter acesso ao edital.
Quer receber as notícias da sua cidade, do Maranhão, Brasil e Mundo na palma da sua mão? Clique AQUI para acessar o Grupo de Notícias do O Imparcial e fique por dentro de tudo!
Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos: