ESMAM anuncia projeto de incentivo a leitura
O projeto visa principalmente motivar a prática da leitura e a troca de experiências literárias em um ambiente de acolhimento, possibilitando reflexões críticas e enriquecimento cultural.

Reprodução
O projeto Conectando Leituras, foi anunciado pela Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM), a iniciativa é direcionada à promoção da leitura e intercâmbio cultural entre a magistratura e todo o quadro de profissionais do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA).
Manoele Santos, supervisora de Documentação e Biblioteca da ESMAM, ressalta que o projeto visa principalmente motivar a prática da leitura e a troca de experiências literárias em um ambiente de acolhimento, possibilitando reflexões críticas e enriquecimento cultural. “A proposta é criar um espaço de diálogo sobre temas relevantes abordados nas obras literárias que serão selecionadas periodicamente, contribuindo para o desenvolvimento da análise crítica e do pensamento reflexivo“.
Como funciona
O Conectando Leituras irá operar em formato de clube literário, com reuniões bimestrais e o envolvimento participativo de até 20 pessoas por edição. Os encontros ocorrerão virtualmente e presencialmente, permitindo a participação do pessoal que atua nas comarcas do interior.
Para a primeira reunião, prevista para o início do mês março de 2025, a equipe da biblioteca da ESMAM fez a seleção de três obras do acervo para votação: Olhos d’Água (Conceição Evaristo), No seu pescoço (Chimamanda Ngozi Adichie) e O sol na cabeça (Geovani Martins). Os interessados poderão escolher o livro por meio de um formulário online, em seguida, um conto da obra mais votada será lido e discutido pelos participantes.
As reuniões incluirão dinâmicas com uma recepção inicial, apresentação dos participantes, uma discussão conduzida sobre o livro lido e, ao final, votação para selecionar a próxima obra. A mediação será guiada por um facilitador, assegurando a participação de todos do grupo.
As principais inovações do projeto são:
- Formato híbrido: encontros presenciais e virtuais para alcançar um público mais amplo.
- Rotatividade de participantes: novas vagas a cada edição, proporcionando oportunidades para diferentes pessoas participarem.
- Seleção colaborativa de livros: o público poderá sugerir e votar nas próximas leituras.
Inscrições
As inscrições para o primeiro encontro estarão abertas de 27 a 28 de janeiro, por meio de formulário on-line publicado no site e nas redes sociais da ESMAM. Ao todo, serão disponibilizadas 20 vagas, e a Biblioteca da ESMAM compartilhará o material de leitura com os inscritos.