Em Solenidade

Obesidade: Lula causa polêmica ao citar Flavio Dino

Lula diz que Flávio Dino precisa fazer exercícios e deixa ministro constrangido.

Presidente Lula e o Ministro da Justiça Flávio Dino. (Foto: Divulgação)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nessa quarta-feira (15) que a obesidade “é uma doença que causa tanto mal quanto a fome”, e em seguida fez referência ao ministro da Justiça, Flávio Dino, dizendo que “é por isso [obesidade] que ele tem andado de bicicleta”.

“Aqui ninguém está com excesso de magreza, a não ser nosso poeta aqui. O restante está tudo com um pouco de obesidade, que também é uma doença e nós precisamos cuidar. A obesidade causa tanto mal quanto a fome”, disse o petista. “Por isso que o Flávio Dino está andando de bicicleta, porque ele sabe que vai precisar que o Estado cuide com muito carinho desse mal”, complementou Lula gerando risadas do público.

As declarações foram dadas nesta quarta-feira, 15, no Palácio do Planalto, durante a cerimônia de lançamento do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci).

Recentemente, Lula já tinha feito uma declaração polêmica, em relação aos obesos: “Se tem alguém passando fome no Brasil é porque tem gente comendo mais do que deveria”.

O que é obesidade: tudo o que você deve saber sobre a doença

A definição de obesidade feita pela OMS é quando o corpo possui um acúmulo anormal ou excessivo de gordura que apresenta algum tipo de risco à saúde. A organização também afirma que a obesidade é um dos principais problemas de saúde pública do século XXI, sendo um dos principais causadores de mortes evitáveis da atualidade.

A obesidade é uma condição crônica e que deve ser controlada e tratada ao longo da vida, para diminuir as complicações e os riscos à saúde do indivíduo.

Apesar disso, é importante entender que a obesidade não se resume apenas ao quadro crônico. Existe uma série de fatores que influenciam o peso corporal, como hormônios, genética, estado emocional, ingestão de medicamentos e até mesmo a inflamação de alguns órgãos.

Quais são os tipos de obesidade?

O principal parâmetro utilizado internacionalmente para mensurar se há gordura exagerada no organismo é o Índice de Massa Corporal (IMC).

A partir dele é feito o cálculo para determinar se a pessoa está dentro da faixa de peso recomendada para sua altura. O IMC divide o peso em quilos da pessoa pela sua altura em centímetros elevada ao quadrado (kg/m²).

Apesar do IMC ter muita relevância, esta medida deve ser analisada com muito cuidado. Afinal, ela não distingue a massa muscular da gordura. Por exemplo, uma pessoa com muitos músculos pode ter um IMC de sobrepeso, mas não quer dizer que ela esteja acima do peso por causa desse cálculo apenas.

Qual o panorama da obesidade no Brasil?

A Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) 2019, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), traz os dados mais recentes sobre os níveis de obesidade no Brasil.

Entre os anos 2003 e 2019, a população de pessoas obesas acima de 20 anos no País mais que dobrou, pulando de 12,2% para 26,8%. Entre as mulheres, o índice foi de 14,5% para 30,2%, enquanto entre homens a taxa aumentou de 9,6% para 22,8%.

Quando falamos de excesso de peso de pessoas na mesma faixa etária, durante o mesmo período, o número passou de 43,3% para 61,7%. A pesquisa mostrou que, em 2019, 1 a cada 4 pessoas acima de 18 anos estava obesa. O número equivale a 41 milhões de brasileiros.

Sair da versão mobile