AÇÃO SOLIDÁRIA

Projeto solidário promove oficinas de arte e cultura no interior do Maranhão

Programação será realizada entre os dias 9 e 15 de outubro.

. (Foto: Divulgação)

Promovendo uma proposta para além do olhar turístico das belas paisagens dos Lençóis Maranhenses, um grupo de 37 jovens da capital paulista, aceitaram a oportunidade de participar de uma experiência de voluntariado e solidariedade, promovido pelo Instituto Brasil Solidário.

Uma semana de ação solidária e imersão cultural no interior do Maranhão, o projeto envolve desde doação de brinquedos e livros para as comunidades do município de Barreirinhas (MA) até oficinas sendo ministradas pelos próprios participantes em escolas públicas da região.

A iniciativa do intercâmbio, que faz parte de mais uma edição do Plano Bienal Brasil Solidário, reserva uma programação dinâmica e intensa que será realizada entre os dias 9 e 15 de outubro.

Evento envolve oficinas práticas de fotografia, patchwork, teatro e pintura de espaços literários até visitas a diversos povoados da região, conhecendo sua culinária, o artesanato as casas de farinha, além de um momento com rodas de conversa com os gestores locais.

Os locais visitados fazem parte de um trabalho de longa data de ações sociais promovidas pelo Instituto Brasil Solidário e abre caminho para ampliar o olhar e o conhecimento “de vida” dos estudantes, contribuindo para o seu crescimento pessoal e profissional desses jovens.

Dentro de suas habilidades e num belo exemplo de protagonismo, os estudantes escolhem como podem ajudar nas formações, que para o roteiro deste ano, está repleto de criatividade com atividades de dança, pintura de tecido, pintura de chinelos.

Além da produção de camisetas “Tie Dye”, até exercícios e esportes ao ar livre, além de um momento “Master Chef Barreirinhas” com atividade culinária criativa, tratando sobre a alimentação saudável.

Os alunos acompanham, ainda, as premiações do concurso de foto escrita, que este ano atende 15 premiações nas escolas visitadas pelo projeto, com entrega aos ganhadores de uma mochila novinha com materiais escolares.

As doações envolvem também a doação de livros em seis escolas diferentes do município, além de brinquedos que serão entregues nas comunidades.

Evento envolve oficinas práticas de fotografia, patchwork, teatro e pintura de espaços literários até visitas a diversos povoados da região. (Foto: Divulgação)

Segundo o Diretor Presidente do Instituto Brasil Solidário, Luis Salvatore, o projeto desperta nesses alunos um outro olhar, que permite inclusive causar reflexões importantes nas escolhas desses jovens e em suas atitudes para além da vida acadêmica.

“Esses jovens estão numa fase crucial do ensino médio e têm à frente os desafios da futura vida acadêmica”, comenta Luis Salvatore, Presidente do Instituto Brasil Solidário.

Segundo ele, é uma oportunidade de vivência de base, quando se mostra a importância de conhecer a fundo o Brasil real, distante dos grandes centros, mas que representa cerca de 95% da realidade do país.

“A mobilização junto as famílias na arrecadação de livros e brinquedos sela o compromisso de que podemos juntos fazer a diferença, trazendo um sentimento de amor e união à população dentro de diferentes realidades socio econômicas presentes em nosso país e potencializadas pelos desafios da pandemia nas escolas”, ressalta.

Brasil Solidário, em longa data no Maranhão

A trajetória do Instituto Brasil Solidário, desde os seus primeiros passos, tem raízes que passam pelas terras Maranhenses.

Conceitualmente o IBS surgiu em 1998 e 2000, a partir da Expedição “Trilha Brasil”, a primeira missão social do Instituto, onde foram percorridos 25 mil quilômetros em 14 Estados do Brasil, entre eles o Maranhão.

Durante esse percurso foi possível registrar as condições de vulnerabilidade social em várias regiões, principalmente relacionadas a educação.

Essa experiência, fez surgir em 2001 uma forte iniciativa social, que voltaria em 2003 para o Estado do Maranhão levando projetos de leitura, educação ambiental e saúde, nos municípios de Carolina, Balsas e Barreirinhas.

Esta foi uma das primeiras ações sociais do Instituto Brasil Solidário que originou os projetos focados na busca por uma educação de qualidade em todo o país.

E justamente em Barreirinhas, no Maranhão, as atividades conseguiram ganhar força e ter continuidade em várias escolas da região, incluindo a construção de uma escola inteira, ocorrida no ano de 2012.

Historicamente dentro das propostas sociais do Instituto Brasil Solidário, foram levadas a cidade oficinas práticas de Educomunicação, Incentivo à Leitura, Saúde, Empreendedorismo, Arte, Cultura e Família na Escola.

Somente o município de Barreirinhas conta, atualmente, com 25 bibliotecas com mais de 500 acervos cada que foram multiplicadas na rede pública de ensino dentro do eixo de incentivo à leitura do IBS. Já as ações de voluntariado e engajamento estudantil na região acontecem desde o ano de 2016.

Os locais visitados fazem parte de um trabalho de longa data de ações sociais promovidas pelo Instituto Brasil Solidário. (Foto: Divulgação)
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias