Antologia Poética

Novo livro reúne obras de Nascimento Morais Filho

O livro será lançado nesta sexta-feira (15), às 18:30, na Academia Maranhense de Letras.

“Antologia Poética” compreende poemas selecionados de 4 livros do Nascimento Morais Filho. (Foto: Divulgação)

Para celebrar o centenário de nascimento do poeta maranhense, Nascimento Morais Filho (1922-2009), no ano de 2022, a família preparou um livro especial que será lançado nesta sexta-feira, 15 de julho às 18:30, na Academia Maranhense de Letras.

O livro foi organizado por sua neta, Natércia Moraes Garrido, professora da Universidade Estadual do Maranhão e Mestre em Literatura e Crítica Literária pela PUC-SP, além de ser pesquisadora da obra do poeta há mais de 10 anos.

Quem foi Nascimento Moraes Filho?

Nascido em São Luís do Maranhão, no dia 15 de julho de 1922, o professor, poeta, jornalista e folclorista tem uma vasta carreira com obra poéticas e pesquisas assinadas, além de ser um dos grandes poetas que iniciou o Modernismo na Literatura Maranhense, junto de Bandeira Tribuzi, José Sarney, Lago Burnett, Dagmar Desterro, Ferreira Gullar e tantos outros.

Natércia Moraes, bisneta do jornalista (Jose Nascimento Morais) e neta do poeta (José Nascimento Morais Filho), conta que na família Nascimento Morais há uma tradição fundamentada pelo seu bisavô que todos da família busquem conhecimento e tenham formação acadêmica, pois segundo a filosofia do jornalista, somente assim é possível acender-se socialmente.

Essa tradição ainda continua a ser passada para todos os descendentes.

O trabalho poético de Morais Filho se tornou público por volta de seus 22 anos,pois sentia a necessidade de denunciar a opressão que imperava, a miséria, a necessidade de revolução humana, um espírito combativo que, segundo a Natércia Moraes foi uma característica passada se seu bisavô para seu avô.

Uma curiosidade sobre a família Nascimento Moraes é que o cronista e jornalista José Morais não deixou que o poeta Morais Filho fosse jornalista, pois ele, que vivia na pele as perseguições políticas, não queria que o seu filho passasse pela mesma situação, considerando que os dois tem escritas de combate às injustiças.

Além dos 3 livros autoriais de Moraes Filho, voltado à poesia, cultura e folclore maranhense, o poeta teve um papel ímpar na herança literária de Maria Firmina, escritora maranhense e a primeira romancista mulher que ganhou muita visibilidade anos após seu falecimento, graças as pesquisas aprofundadas sobre a vida e obra da escritora.

Nascimento Moraes foi o primeiro biógrafo e pioneiro de estudos sobre Maria Firmina, lançando em 1975 o livro “Maria Firmina – fragmentos de uma vida”, que continua sendo a mais completa pesquisa publicada da vida da  autora, que foi precursora da temática abolicionista da literatura brasileira.

“Antologia Poética” compreende poemas selecionados de 4 livros do Nascimento Morais Filho há muito tempo com edição esgotada: “Pé de Conversa”, de 1957, que contém quase 260 páginas de lendas, adivinhações, orações, trovas, cantorias, oráculos, provérbios e expressões populares das mais variadas; “O que é, o que é”, de 1972, pesquisa folclórica de quase 300 páginas que agrega cerca de dois mil enigmas populares; “Cancioneiro Geral do Maranhão”, publicado em 1976, que possui quase 200 páginas de trovas populares; e “Esfinge do Azul” (1972, reeditado em 1992), último livro de poemas autorais do escritor.

Livros do escritor Nascimento Moraes Filho

Deste modo, o leitor perceberá o Nascimento de Morais Filho em suas duas facetas: poeta e pesquisador.  

As novas gerações terão uma boa oportunidade para conhecer a figura intelectual e o pensamento inquiridor de Morais Filho.

Sair da versão mobile