Cuidado

Golpistas estão agindo pelo Instagram

Os golpes através do Instagram tem sido mais comum a cada dia.

Em algumas contas, a atualização veio com uma notificação explicando as novas ferramentas. (Foto: Reprodução)

Para evitar um golpe no Instagram

  1. Ative a autenticação de dois fatores

No menu de configuração, na opção Segurança, o usuário pode ativar a autenticação de dois fatores para receber um código de confirmação de login por aplicativo de autenticação, SMS, WhatsApp ou outros métodos, como e-mail.

  1. Ative a solicitação de login

Ao ativar a autenticação de dois fatores no Instagram, você receberá um alerta toda vez que alguém tentar entrar na sua conta por meio de um dispositivo ou navegador da Web. Estes alertas indicarão qual dispositivo tentou fazer o login e onde ele está localizado. Se não reconhecer um login realizado recentemente, você poderá desconectar-se desse local ou dispositivo.

  1. Mensagens diretas

É importante se certificar sobre quem entra em contato com você por mensagens e só estabelecer diálogo com contatos de confiança. O Instagram reforça que, se precisar entrar em contato, usará a aba “E-mails do Instagram”, que fica nas configurações.

  1. Jamais forneça dados pessoais

Por mais tentadora a mensagem e a oferta de benefício, caso não conheça a origem, não avance na conversa e não clique em qualquer link.

Fique atento

  • Desconfie de ofertas muito vantajosas. Antes de concluir qualquer transação, é importante confirmar a autenticidade da história com o dono da conta por meio de um canal não acessível ao golpista. Vale enviar uma mensagem via WhatsApp ou fazer uma ligação telefônica, por exemplo.
  • Observe os dados da chave Pix informada pelo criminoso. A chave registrada em nome de terceiros é um dos indícios mais fortes de que se trata de um golpe.
  • Os criminosos tem pressa em aplicar o golpe, então vão dizer que está havendo muita procura, vão querer fechar negócio rápido, pedir pagamento para reservar mercadoria, enfim, recorrem a diversas artimanhas para que a vítima efetue a transferência o mais rápido possível.
  • Avise à pessoa que teve o perfil hackeado, para que ela possa alertar outros sobre a ocorrência do golpe e impedir que surjam novas vítimas.

Após o golpe

  • Primeiramente, procure por um e-mail do Instagram em sua conta de e-mail. Se você recebeu um e-mail do Instagram informando que seu endereço de e-mail foi alterado, você poderá desfazer essa mudança clicando na opção de Reverter a mudança disponível no e-mail.
  • Se outras informações foram alteradas, como sua senha, e você não consegue alterar de volta para o seu endereço de e-mail, denuncie a conta.
  • Peça para seus amigos e conhecidos denunciarem a sua conta também. Caso o invasor altere sua foto e nome, peça para que os seus amigos tirem print do que está ocorrendo.
  • Faça um boletim de ocorrência para se resguardar
« Anterior2 / 2
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias