PREPARATIVOS

ENEM: confira as dicas para se sair bem no 2ºdia de provas

Preparo inclui cuidado com o corpo, estratégia para resolver questões e não esquecer dos itens obrigatórios.

Estudantes participam de "Aulão do Enem" em São José de Ribamar. (Foto: Divulgação)

Neste domingo (28), os inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 passam pelo 2º dia de avaliações. Serão mais 90 questões, sendo 45 de de matemática e 45 de ciências da natureza. No 1º dia de provas, 26% dos 3,1 milhões de candidatos inscritos não compareceram ao Exame.

O Enem seleciona estudantes para vagas do ensino superior públicas, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para bolsas em instituições privadas, pelo Programa Universidade para Todos (Prouni), e serve de parâmetro para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os resultados também podem ser usados para ingressar em instituições de ensino portuguesas que têm convênio com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)

Dicas preciosas

É importante se preparar não apenas com as informações da prova. Por isso, recomenda-se que os participantes levem água e lanche, já que a prova tem longa duração.

O professor Fredão, coordenador de um colégio preparatório, aponta algumas estratégias para resolução das questões. Primeiro, ele recomenda começar a leitura pelo comando, olhar as alternativas e só então ler o texto base. “Isso vai ajudar o candidato a economizar tempo na prova, pois ele vai ler o texto já buscando o que será pedido no comando”, diz.

Segundo passo: sublinhar as principais informações do texto, especialmente as numéricas e de unidades de medida, para não esquecer de considerar essas informações indispensáveis do texto durante os cálculos.

Em seguida, estabelecer uma estratégia para cada etapa da prova: começo, meio e fim. “Por qual componente vou começar?”, “O que farei quando o cansaço bater?”, “No final da prova, qual componente devo priorizar?”. “Todas essas reflexões devem ser feitas pelo candidato antes da prova e devem se basear em tudo o que ele aprendeu fazendo simulados no modelo Enem e provas antigas”, complementa o professor.

Lembretes

Os candidatos devem ficar atentos e não esquecer de levar máscara de proteção facial, documento de identidade e caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente, itens obrigatórios no exame. Também é aconselhável levar no dia do exame o cartão de confirmação da inscrição, que traz,  entre outras informações, o local de prova. O cartão pode ser acessado na Página do Participante

Participantes que estiverem com covid-19 ou com outras doenças infectocontagiosas não devem comparecer ao exame e podem solicitar a reaplicação. O descumprimento das regras pode levar à eliminação.

Nos locais de exame, os portões são abertos às 12h e fecham às 13h, e não é permitido entrar após o fechamento dos portões. As provas começam a ser aplicadas às 13h30 e terminam às 18h30, no horário é o de Brasília.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias