SUPERAÇÃO

Jovem se forma em medicina após anos de trabalho duro

A colação de grau na última segunda-feira foi um dos momentos mais marcantes para Joel.

Reprodução

O Dia do Médico, comemorado na última segunda-feira, dia 18, resultou em mais uma graduação em um dos cursos mais concorridos do país, pois, na manhã deste dia, ocorreu a colação de grau em especial de Joel Mistokles Luis da Silva de Macedo Vale, de 33 anos, após anos tentando integrar o curso.

Depois de muita perseverança e força de vontade, o morador do bairro São Bernardo realizou o sonho de se tornar médico.

Joel afirma que entrou no curso de medicina através do FIES (Fundo de Financiamento Estudantil) e foi aprovado com 99% de financiamento. Ele se sustentou durante o curso através da venda de CDs e cantando na igreja através de convites, ônibus e, às vezes, em casamentos, mas, ele também sustentou curso de Odontologia de sua mulher garantindo estudo para ambos.

“Nesse período de medicina, a música foi o meu principal sustento sim. Era tanto uma paixão, vocação quanto uma ferramenta de trabalho. É aquilo que eu sempre falava: a gente luta com o que tem, faz o que pode, o que não pode é desistir de sonhar e o que eu tenho como ferramenta para lutar é a música”, conta o graduado. A maior parte de renda dele vinha de coletivos, onde ele cantava, vendia seus CDs e pedia ajuda para outros.

O agora graduado em medicina, Doutor Joel Mistokles  diz que tentou passar para medicina todos os anos desde que acabou o ensino médio, persistindo nos vestibulares, mas já chegou a conseguir meia bolsa anos atrás, porém não conseguiu pagar o resto do valor. O único momento que ele não tentou o vestibular foi durante os anos que entrou para o curso de odontologia nos anos mais recentes.

A colação de grau na última segunda-feira foi um dos momentos mais marcantes para Joel, após anos de trabalho duro e perseverança. “A emoção na colação de grau foi indescritível, não tenho nem como expressar em palavras, mas foi um momento de gratidão enorme a Deus por tudo”, contou. Em relação ao futuro, Joel pretende fazer a prova de residência no final desde ano seguindo a área de cirurgia geral.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias