OUTUBRO ROSA

Blitz Rosa oferece serviços de saúde gratuitos para mulheres em São Luís

Ação amplia a oferta de consultas com mastologistas e exames de mamografia

Outubro Rosa. (Foto: Freepik)

Durante todo o mês de outubro, ações que visam conscientizar e orientar a prevenção do câncer de mama estão sendo realizadas pelo país. No Maranhão, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) está promovendo a Blitz Rosa, mostrando a importância de procurar os serviços de saúde para a prevenção do câncer.

A ação acontece nas cidades de São Luís, Paço do Lumiar, Raposa e São José de Ribamar. Nesta quarta-feira (20), é a vez da capital maranhense receber o evento, que acontece na região do Desterro a partir das 08:00 horas.

“A Blitz Rosa é uma ação que promove rodas de conversas com a comunidade sobre câncer de mama e abordagem de mulheres na faixa etária de 40 a 69 anos, com a finalidade de agendar mamografias de rastreamento para serem realizadas na Policlínica Diamante ou Hospital do Câncer”, explica a secretária adjunta da Política de Atenção Primária e Vigilância em Saúde, Waldeíse Pereira.

Blitz Rosa facilita consultas preventivas de câncer de mama (Foto: Divulgação)

Na segunda-feira (18), a Blitz Rosa esteve no município de Raposa, onde foram realizadas rodas de conversa com mulheres sobre câncer de mama e pré-agendamentos de exames de mamografia, realizados pelos técnicos da SES.

Ainda foram ofertadas consultas médicas, aplicação de flúor e avaliação nutricional à comunidade, além da realização de 30 pré-agendamentos de mamografias. 

Além do município de Raposa, São José de Ribamar também recebeu a ação na última sexta-feira (15). Já no dia 22 de outubro, a ação acontece em Paço do Lumiar, no Viva do Maiobão. 

Blitz Rosa realiza rodas de conversa com mulheres sobre câncer de mama. (Foto: Divulgação)

Agendamentos

Com o tema “A prevenção dura o ano todo. O combate também”, a campanha Outubro Rosa foi aberta oficialmente no dia 8 de outubro. As ações da campanha acontecem, simultaneamente, em todas as unidades da rede estadual de saúde, que ampliou a oferta de consultas com mastologistas e exames de mamografia. 

Para agendamento da consulta e/ou exame é necessário procurar um dos canais de marcação e ter em mãos o cartão do SUS, comprovante de residência e cartão de vacinação. Os canais são:

  • App Viva Procon;
  • Site www.procon.ma.gov.br;
  • Disque Saúde (3190-9091) ou
  • Presencialmente no Vivas (Beira Mar, Golden Shopping, Shopping da Ilha, Pátio Norte Shopping, Viva BR, Terminal São Cristóvão).

Somente para agendamento com mastologista é obrigatório o encaminhamento do SUS.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias