SAÍDA TEMPORÁRIA

791 detentos devem retornar até hoje

Os be­ne­fi­ci­a­dos fo­ram au­to­ri­za­dos a sair na úl­ti­ma quin­ta-fei­ra (7), e de­vem re­tor­nar aos es­ta­be­le­ci­men­tos pri­si­o­nais até as 18h de ho­je, quar­ta-fei­ra, dia 13 de ou­tu­bro.

Foto: divulgação

A 1ª Va­ra de Exe­cu­ções Pe­nais da Co­mar­ca da Ilha de São Luís con­ce­deu di­rei­to à saí­da tem­po­rá­ria a 791 ape­na­dos do re­gi­me se­mi­a­ber­to, pa­ra vi­si­ta aos seus fa­mi­li­a­res em co­me­mo­ra­ção ao Dia das Cri­an­ças de 2021. Os be­ne­fi­ci­a­dos fo­ram au­to­ri­za­dos a sair na úl­ti­ma quin­ta-fei­ra (7), e de­vem re­tor­nar aos es­ta­be­le­ci­men­tos pri­si­o­nais até as 18h de ho­je, quar­ta-fei­ra, dia 13 de ou­tu­bro.

Os ape­na­dos fo­ram be­ne­fi­ci­a­dos com a saí­da tem­po­rá­ria por pre­en­che­rem os re­qui­si­tos da Lei de Exe­cu­ção Pe­nal. De acor­do com o ar­ti­go 123 da lei, a au­to­ri­za­ção se­rá con­ce­di­da por ato mo­ti­va­do do juiz da exe­cu­ção, ou­vi­dos o Mi­nis­té­rio Pú­bli­co e a ad­mi­nis­tra­ção pe­ni­ten­ciá­ria. Pa­ra ter es­se di­rei­to, o ape­na­do de­ve ter com­por­ta­men­to ade­qua­do; cum­pri­do o mí­ni­mo de um sex­to da pe­na, se o con­de­na­do for pri­má­rio, e um quar­to, se rein­ci­den­te; e ter com­pa­ti­bi­li­da­de do be­ne­fí­cio com os ob­je­ti­vos da pe­na.

Con­for­me o ar­ti­go 122 da lei, os con­de­na­dos que cum­prem pe­na em re­gi­me se­mi­a­ber­to po­de­rão ob­ter au­to­ri­za­ção pa­ra saí­da tem­po­rá­ria do es­ta­be­le­ci­men­to, sem vi­gi­lân­cia di­re­ta, pa­ra vi­si­ta à fa­mí­lia (in­ci­so I) e par­ti­ci­pa­ção em ati­vi­da­des que con­cor­ram pa­ra o re­tor­no ao con­ví­vio so­ci­al (III). A au­sên­cia de vi­gi­lân­cia di­re­ta não im­pe­de a uti­li­za­ção de equi­pa­men­to de mo­ni­to­ra­ção ele­trô­ni­ca (tor­no­ze­lei­ra), quan­do as­sim de­ter­mi­nar o juiz da exe­cu­ção. Se­gun­do a le­gis­la­ção, não te­rá di­rei­to à saí­da a pes­soa con­de­na­da que cum­pre pe­na por pra­ti­car cri­me he­di­on­do com re­sul­ta­do mor­te (§ 2º, in­cluí­do pe­la Lei nº 13.964, de 2019).

O juiz ti­tu­lar da 2ª Va­ra Cri­mi­nal, Jo­sé Ri­ba­mar D’Oli­vei­ra Cos­ta Jú­ni­or, res­pon­den­do pe­la 1ª Va­ra de Exe­cu­ções Pe­nais, de­ter­mi­nou que os di­ri­gen­tes das uni­da­des pri­si­o­nais da Co­mar­ca da Gran­de Ilha de São Luís co­mu­ni­quem à Va­ra de Exe­cu­ções, pe­lo Sis­te­ma de Exe­cu­ção Pe­nal Uni­fi­ca­do (SE­EU), até as 18h, do dia 16 de ou­tu­bro, o re­tor­no dos in­ter­nos e/ou even­tu­ais al­te­ra­ções.

VER COMENTÁRIOS
Esportes
Entretenimento e Cultura
Concursos e Emprego
Polícia
Mais Notícias