Eleições

Duarte Jr confirma apoio a Carlos Brandão em 2022

O parlamentar fez um balanço de suas ações como parlamentar e reafirmou que será candidato a deputado federal em 2022 e que apoia Brandão ao governo do estado.

Foto: Marcos Caldas/O Imparcial

O deputado estadual Duarte Jr (PSB), em entrevista a O Imparcial, revelou o porquê de ser pré-candidato à uma vaga na Câmara Federal em Brasília, nas eleições de 2022. Para colocar o seu projeto político em prática, o parlamentar tem percorrido o Maranhão acompanhando tanto o governador Flávio Dino (PSB), quanto o vice-governador Carlos Brandão (PSB) que estão entregando obras em diversos municípios do estado.

Duarte Jr afirmou que suas andanças pelo estado começaram quando ainda era diretor do Procon-Ma.  Segundo o parlamentar, na época o órgão tinha cinco unidades e hoje conta com 55 unidades espalhadas em todo o Maranhão. “Como deputado tenho percorrido o estado para poder garantir que as pessoas sejam vistas e lembradas e ter seus direitos garantidos não só em época de eleição. O objetivo agora como pré-candidato a deputado federal é fazer com que os recursos federais cheguem aos que mais precisam.  Basta analisar as emendas dos deputados federai e observamos que as emendas  vão as vezes para estradas vicinais, onde nós sabemos  que há um alto índice de corrupção e desvio de emendas parlamentares, e isso é errado. Nós percebemos que há um abandono das BR’s, pontuou Duarte Jr.

O parlamentar acrescentou ainda que há um relatório do próprio governo federal falando que as BR’s que estão localizadas no estado assim estão porque não há destinação de emendas dos deputados federais do Maranhão. “A gente precisa mudar essa realidade. Assim como eu fiz a CPI do combustível e destaco que o Ministério Público, a Defesa Civil e a Defensoria Pública vão entrar com uma ação nesta semana e acreditamos que essa ação vai garantir a redução dos combustíveis no nosso estado, porque identificamos práticas abusivas, aumentos abusivos prática de cartel. E como deputado federal nós podemos atuar na CPI da Petrobras para que a gente possa mudar essa política de preço leonina, abusiva que vem dotada desde 2017. Observamos que me todo o país há o aumento do gás toda semana, há o aumento da gasolina. Então tem que ter alguém lá para enfrentar esse problema na sua essência, na sua origem”, ressaltou Duarte Jr.

Sobre o processo de sucessão ao governo do estado, Duarte Jr afirmou que além de pré-candidato a deputado federal declarou que apoia para o governo do estado em 2022, o vice-governador Carlos Brandão. “Das opções que estão postas para o governo do estado e para o Palácio dos Leões, eu já declarei o meu apoio ao vice-governador Carlos Brandão com o objetivo de que aquilo que foi feito pelo governador Flávio Dino, as conquistas que foram alcançadas, elas possam ser mantidas”, ressaltou o parlamentar.

Parlamentar destacou projetos e emendas de sua gestão

Duarte jr também comentou durante a entrevista a destinação da emenda parlamentar destinada para a Escola de Música Lilah Lisboa. ”O local precisa de uma estruturação e reformulação, por isso que no ano passado destinei uma emenda de R$ 500 mil reais. As obras já iniciaram e agora vai ser possível fazer a modernização e a reestruturação de todo aquele espaço para que a gente possa garantir para os artistas de hoje e de amanhã a valorização de nossas raízes”, enfatizou Duarte Jr.

Duarte Jr pontuou que a população tem dificuldade de visualizar as ações do político, principalmente daqueles que estão no legislativo, e quando o mesmo entrou na política, procurou resolver os problemas, por meio de emendas parlamentares. “Já destinamos mais de 200 mil reais em emendas parlamentares que vai ser possível garantir a segunda etapa do Bora Sorrir. Será uma média de mil atendimentos a todo e qualquer tipo de serviço odontológico desde limpeza a uma prótese total ou parcial. Na próxima segunda-feira (23) vamos abrir um edital através do meu site duartejr.com/borasorrir para poder identificar esse público e fazer com que essa emenda possa alcançar essas pessoas, para que elas recebam de fato esse atendimento com qualidade que elas precisam”.

Como defensor da causa animal no estado o parlamentar fez questão de ressaltar que este é um tema que deve ser colocado em pauta, pois a falta de cuidado dos animais de rua pode comprometer também a saúde da população. “A saúde e bem estar animal, além de ser uma garantia constitucional, também está previsto na Constituição de 1988, e é uma questão de saúde pública. Por isso, que destinei recursos tanto para a secretaria de saúde do estado como também para a universidade Estadual do Maranhão (Uema), não só para o hospital veterinário, como também para o curso de medicina veterinária para que nós pudéssemos estabelecer programas de saúde e bem estar animal. Nós temos dois programas: o “Ama Pet”  que faz castração de animais todos os dias. E temos também ao “Castra Móvel”, que agora no dia 28 e 29 deste mês vai estar presente no Maiobão.  E temos também iniciado o “Mais Saúde Animal”  onde já percorremos os bairros da Cidade Operária, Cidade Olímpica, Anjo da Guarda, agora neste final de semana estaremos no Coroadinho. 

E essa é uma ação necessária, e infelizmente a demanda é muito grande porque São Luís é a única capital do país que não tem um hospital público veterinário com o programa de castração continuo. Isso prejudica, fica impossível, realizar um controle populacional de cães e gatos. Na praça dos gatos, por exemplo há um abandono que é conhecido por todos a muito tempo. ‘Ama Pet’, ‘Mais Saúde Animal’ e ‘Castra Móvel’, são ações  que coordenamos são feitas com emendas parlamentares e articulação política junto aos órgãos, para que nós possamos garantir mais saúde e bem estar não só para os nossos animais, protetores de animais individuais, para as ongs de proteção e para garantir sobretudo saúde animal”, finalizou o parlamentar.

Sair da versão mobile