BRASIL

Timon é a quarta cidade com mais “turismo de vacina”

Estratégias como ampliação dos horários de vacinação vem fazendo a diferença no Maranhão, que possui as menores faixas de vacinação do Brasil.

O Maranhão tem sido destaque nacional como um dos estados que mais avançam na redução da idade de vacinados.

São Luís, é a única capital do Brasil que está vacinando todos os adultos maiores de 18 anos. Outra cidade é Alcântara que também já finalizou a vacinação de todos os adultos contra o novo coronavírus.

Distante da realidade da capital piauiense Teresina, que recentemente abriu agendamento para pessoas com idade superior a 48 anos, é a 5º cidade com a maior faixa etária do Brasil, vacinando pessoas 10 anos mais velhas que a vizinha maranhense Timon, cidade esta que vem sendo referência no quesito vacinação.

Com população estimada em 170 mil habitantes, e com uma cobertura vacinal de 40%, a cidade que ainda não tem projeção para finalizar a vacinação, supera Teresina, não só por estar vacinando pessoas com 38 anos, mas por já avançar em grupos tão aclamados como as gestantes.

Além disso, a secretária de saúde do município destacou que uma das estratégias adotas que contribuem com o avançar, é a extensão do horário de vacinação, que já chegou a ser de 7h às 1h do outro dia.

Timon vacina a população de Teresina

O ‘turismo da vacina’, que é quando é registrado um fluxo migratório de outras cidades, já beneficou cerca de 9,5 mil pessoas que moram em Teresina, capital do Piauí.

Divulgação

De acordo com o estudo recém publicado da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Teresina ocupa a 4º posição nacional de maior fluxo migratório para outro estado, no caso foram aproximadamente 9.592, doses aplicadas no município de Timon, para residentes em Teresina. Já quando feito o inverso, Timon fica na 19º posição com menos da metade das doses aplicadas a timonenses em Teresina, 4.171.

E esse número, de 9,5 mil teresinenses atravessando a ponte para se vacinar, é o que mais chama atenção, mas pode ser explicado pelo grande quantidade de teresinenses que trabalham em Timon, em que em alguns setores não foi necessário a comprovação de residência.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias