ANIMAIS

Cerca de 2 mil pets são atendidos pelo Mais Saúde Animal

A primeira ação do Programa ocorreu nesse sábado (24), no bairro Anjo da Guarda.

Foto: divulgação

A primeira ação do Programa Mais Saúde Animal foi um grande sucesso. Nesse sábado (24), cerca de 2 mil cães e gatos receberam diversos atendimentos gratuitos, entre consultas, exames, vacinação e recebimento de coleiras preventivas, no bairro Anjo da Guarda.

A iniciativa foi viabilizada por meio da indicação de 500 mil reais em emendas destinadas pelo Deputado Duarte Jr, para promoção de assistência veterinária,  prevenção de doenças e de cuidados aos animais. As ações serão executadas pela Secretaria de Estado da Saúde, em bairros da capital e em municípios do interior do Maranhão.

O Deputado Duarte Jr,  falou sobre  a relevância das ações do programa: “  O sucesso da primeira edição do Programa Mais Saúde Animal, mostra o quanto ainda precisamos avançar na realização de atendimentos veterinários, já que somos a única capital que não tem nenhum hospital veterinário público e é crescente número de animais abandonados nas ruas. Assim como cuidamos da saúde das pessoas, também precisamos cuidar dos nossos pets.”

A cada 15 dias o programa de assistência à saúde animal será levado para um bairro da capital ou para um município  do interior  do estado, de forma gratuita. Ao todo serão oferecidas 200 consultas clínicas por ação, que serão agendadas no site da Secretaria de Estado da Saúde.

A distribuição  de coleiras preventivas estarão condicionadas aos animais cadastrados nas consultas clínicas que testarem negativos para Leishmaniose, já as consultas para a vacinação antirrábica serão oferecidas para todos os animais que forem levados à ação, sem necessidade de cadastro  pelo site.

O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, destacou que a ação garante o cuidado preventivo com animais de estimação. “O Governo do Estado tem avançado na oferta de serviços à toda a população. Atendimentos antes não ofertados, passaram a ser acessíveis a todos. Com o Mais Saúde Animal, damos mais um passo no sentido de seguir com a ampliação dos serviços que promovem o controle de doenças e a segurança dos animais.”

A próxima ação do Programa Mais Saúde Animal, vai acontecer no Bairro Cidade Olímpica, no dia 07 de agosto.  Para garantir uma vaga em uma das 200 consultas é necessário fazer um agendamento pelo site da Secretaria de Estado de Saúde www.saúde.ma.gov.br , clicar na aba do Programa Mais Saúde  Animal e seguir as orientações.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias