SÃO LUÍS

Braide entrega Centro de Saúde Djalma Marques

A unidade teve seus serviços ampliados e agora é a primeira do Maranhão na Atenção Básica em Saúde a ter um ambulatório de prevenção combinada contra ISTs/AIDS.

Foto: divulgação

Oprefeito Eduardo Braide entregou, nesta segunda-feira (19), o Centro de Saúde Djalma Marques, no Ipem Turu, totalmente requalificado. Com a requalificação, a unidade teve seus serviços ampliados e agora é a primeira do Maranhão na Atenção Básica em Saúde a ter um ambulatório de prevenção combinada contra Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs/AIDS), oferecendo o serviço de profilaxia pós-exposição (PEP).

“Nós dobramos o número de equipes de Estratégia de Saúde na Família, isso representa mais pessoas atendidas com qualidade maior e menor tempo de espera. Também implantamos um serviço pioneiro para a prevenção ao HIV/AIDS e outras infecções sexualmente transmissíveis. Vamos levar este serviço para outras unidades de saúde, chegando a todas as regiões da cidade. É assim que estamos avançando na saúde em São Luís”, destacou o prefeito Eduardo Braide.

Prevenção HIV/AIDS

 Com a reforma e requalificação, o Centro de Saúde Djalma Marques agora conta com um ambulatório de prevenção combinada contra HIV/AIDS e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). Esta é a primeira unidade da atenção básica a contar com o serviço de profilaxia pós-exposição (PEP) no estado. 

Por meio do ambulatório serão oferecidos ainda os serviços de testagem regular para o HIV; prevenção da transmissão vertical; tratamento das infecções sexualmente transmissíveis; imunização para as hepatites A e B; orientações de redução de danos para usuários de álcool e outras substâncias; encaminhamentos para profilaxia pré-exposição (PrEP) e para o tratamento de pessoas que já vivem com HIV nos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTAs).

Reforma e requalificação

O Centro de Djalma Marques teve toda a sua estrutura física requalificada, o que permitiu ampliar a Estratégia Saúde da Família (ESF), passando de duas para quatro equipes.

A unidade conta com dois consultórios médicos, dois consultórios odontológicos e três consultórios de enfermagem, sendo um exclusivo para o atendimento à saúde da mulher.

O Centro presta atendimentos como acompanhamento da saúde do homem, saúde da mulher, incluindo pré-natal, saúde do idoso, infantil e de adolescentes, entre outros serviços, e, também tem salas de vacina, curativos, farmácia e triagem.

As obras de requalificação foram realizadas pelas equipes da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp).

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias