CORONAVÍRUS

No Maranhão

588
353700
311296
10135
FIQUE ATENTO

São João em casa com dicas de segurança com a energia elétrica

Muitas pessoas estão realizando seus próprios arraiais em casa, a Equatorial Maranhão traz dicas de segurança com e energia elétrica para o período junino.

Foto: Divulgação/Equatorial

A temporada junina chegou, mas a pandemia ainda não permitiu que as tradicionais festas voltem ao normal. Mas, muitas pessoas estão realizando seus próprios arraiais em casa, e a Equatorial Maranhão traz dicas de segurança com a energia elétrica para o período junino

Cuide das instalações elétricas da sua casa – evite o uso de benjamins (o famoso “T”), prefira os filtros de linha. Não solte fogos de artifícios e rojões perto da rede elétrica, mantenha distância da fiação e das bandeirolas.

Não acenda fogueiras próximo à rede elétrica, pois o fogo ou excesso de calor podem causar rompimento de fios e cabos de energia. Quando for decorar, jamais utilize postes, fiação de energia ou lâmpadas para amarrar bandeirolas e balões.

Na hora de fazer a instalação elétrica da sua festa, montar palco ou barraca, procure sempre um profissional capacitado para realizar esse serviço. Evite também o uso de papeis laminados para confeccionar esses enfeites, pois esse tipo de material é um forte condutor de energia elétrica e pode ocasionar sérios acidentes.

Opte por enfeites de materiais isolantes, como barbante comum (de poliéster), nunca usar materiais de metal, papel alumínio ou laminado, fitas metalizadas e arames para prender os enfeites, pois esses artifícios são condutores de eletricidade.


Em casos de acidentes com choque elétrico, a Equatorial Maranhão orienta: jamais toque na pessoa que está recebendo a carga. A melhor forma de ajudar é desligar o disjuntor ou chave geral e ligar para o serviço de Emergência no 192.

VER COMENTÁRIOS
Esportes
Entretenimento e Cultura
Concursos e Emprego
Polícia
Mais Notícias