Estrada de Ferro Carajás

Locomotiva da diversidade

Empresas investem em transformação cultural visando inclusão e valorização da diversidade de gênero no ambiente de trabalho.

locomotiva colorida (Foto: Divulgação)

Empresas investem em transformação cultural visando inclusão e valorização da diversidade de gênero no ambiente de trabalho. Na Vale, há grupo de Afinidade LGBTQIA+ e locomotiva colorida na Estrada de Ferro Carajás.

“Não queremos apenas oportunidade de trabalhar. Queremos falar sobre a diversidade. Outras pessoas precisam ouvir sobre o assunto. A vitória, hoje, é ser ouvido”.

A declaração de Jailson Santana, que trabalha há 10 anos na Vale, foi feita após ser convidado a participar de uma live onde contou um pouco da sua história de vida para colegas de trabalho. Hoje, estampa a campanha que a empresa realiza em virtude do Dia Internacional do Orgulho LGBT.

Jailson Santana (foto: Divulgação)

Em 2011, Jailson tinha um bom salário, mas não um bom emprego. O assédio moral que sofria por ser negro e gay o fez querer mudar. Depois de passar por um treinamento, começou a trabalhar na oficina da Vale, “em um período onde um homossexual não podia ser assumido na sociedade”, como ele mesmo descreve.

Como técnico de segurança do trabalho, passou por alguns setores da empresa e, durante esse tempo, pode vivenciar muitos avanços e transformação cultural no ambiente de trabalho.

“Hoje, me sinto respeitado como profissional e como pessoa. É claro que estamos em constante transformação, que ainda há muito o que conquistar, mas percebo um amadurecimento em questões comportamentais aqui. Integro o Comitê de Diversidade da Vale. E saber que ele existe na empresa onde atuo já é um divisor de águas”, destacou.

A técnica mecânica da Usina de Carajás, em Parauapebas, Pamella Almeida, é quem coordena de forma voluntária o Grupo de Afinidade LGBTQIA+ do Corredor Norte, abrangendo as operações do Pará e do Maranhão da companhia. 

“Hoje estamos vivenciando um trabalho de construção de um ambiente mais inclusivo no ambiente de trabalho. A Vale está aberta e quer nos ouvir. E está comprometida em proporcionar um ambiente seguro e que valorize todas as diferenças e singularidades de cada um de nós. Como representante da comunidade LGBTQIA+ na empresa, posso dizer que temos ainda uma longa jornada pela frente, mas estamos caminhando, sensibilizando lideranças, colegas de trabalho, prestadores de serviço, reforçando a importância da diversidade e do respeito!”, disse.

Colorindo a locomotiva

Em busca de uma forma de fazer com que os colegas que fazem parte da comunidade LGBTQIA+ se sentissem representados, o analista Edmo Nascimento teve uma ideia que trouxe mais cor para uma das locomotivas da Vale. Ele foi o responsável por dar início ao plano de pintar uma locomotiva da Estrada de Ferro Carajás (EFC), que conecta Carajás, no sudeste do Pará, ao Porto de Ponta da Madeira, em São Luís no Maranhão, percorrendo 892 quilômetros.

A ideia veio em junho de 2020, quando um colega viu um caminhão pintado com as cores do arco-íris e se encantou com a iniciativa. A partir daí, Edmo deu início ao plano de pintar uma locomotiva da Vale (EFC).

Ele idealizou o projeto, buscou as aprovações internas necessárias e se envolveu na ação, buscando promover a diversidade em seu local de trabalho e, também, fora dele. Foi pessoalmente escolher as cores das tintas que seriam usadas, envolveu colegas da área de manutenção da Vale para realizarem a pintura. O melhor design para o projeto foi escolhido por meio de votação da equipe que trabalha.

Além de presenciar a alegria dos colegas da empresa ao verem a locomotiva pintada, Edmo conta que teve dimensão do impacto de sua ação na sociedade umas três semanas depois. Em uma viagem a trabalho para uma cidade próxima a São Luís (MA), enquanto esperava a locomotiva chegar na estação juntamente com alguns colegas, uma menina de aproximadamente 12 anos aguardava ansiosa a chegada da “locomotiva colorida” para realizar seu passeio e explicava à mãe o significado das cores, a importância da diversidade e da inclusão.

“Foi nessa ocasião que percebi que não tem como dimensionar quantos serão impactados por nossas iniciativas, quantos estão esperando uma ação como essa para se sentir parte de um todo. E é uma sensação maravilhosa ver que as pessoas se sentem representadas. Busco melhorar de alguma forma a vida dos que me rodeiam e o resultado dessa ação foi muito gratificante”, avaliou o analista.

De acordo com a gerente global de Diversidade e Inclusão da Vale, Viviane Ajub, promover a inclusão e valorizar a diversidade são imperativos éticos conectados com o propósito da Vale de melhorar a vida das pessoas e transformar a sociedade.

“A empresa está comprometida em promover um ambiente de valorização e respeito das singularidades de cada pessoa onde todos tenham igualdade de oportunidades para desenvolver seu potencial e possam compartilhar suas ideias e pontos de vista com liberdade”, afirmou.

A Vale possui uma Gerência Global de Diversidade e Inclusão, vinculada à vice-presidência de Pessoas, que possui um planejamento para o tema contemplando as diversas dimensões e levando em conta as diferenças culturais dos países onde a Vale atua.

A companhia respeita todas as orientações sexuais e identidades de gênero e não tolera nenhum tipo de assédio, discriminação e preconceito.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias