SÃO LUÍS

Dom Gilberto Pastana é o novo arcebispo

Dom Belisário apresentou renúncia ao governo pastoral da arquidiocese de São Luís, por motivo de idade. O papa Francisco nomeou Gilberto Pastana como arcebispo.

Reprodução

A Confederação Nacional dos Bispos do Brasil informou que o Papa Francisco acolheu, no dia  2 de junho, o pedido de renúncia apresentado por dom José Belisário da Silva ao governo pastoral da arquidiocese de São Luís, por motivo de idade, conforme o cânon 401 do Código de Direito Canônico. Foi escolhido pelo pontífice como sucessor de dom Belisário o até então bispo de Crato (CE), dom Gilberto Pastana de Oliveira. A Presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) saudou o novo arcebispo e enviou agradecimentos ao novo bispo emérito.


O novo arcebispo, dom Gilberto, é paraense de Boim, nascido a 29 de julho de 1956. Estudou Filosofia na Universidade Federal do Pará e no Instituto de Pastoral Regional (IPAR), onde também cursou Teologia. Sua ordenação sacerdotal ocorreu em 27 de julho de 1985, na paróquia Cristo Libertador de Santarém (PA). Dom Gilberto Pastana Oliveira é mestre em Teologia Espiritual pela Faculdade Teresianum, em Roma.


O Bispo emérito Dom José Belisário da Silva nasceu em Carmópolis (MG), em 4 de agosto de 1945 , filho de Geraldo Franklin da Silva e Ester Francisca da Silva. Religioso franciscano da Ordem dos Frades Menores, desde 1963, aos 24 anos, em 13 de dezembro de 1969, foi ordenado sacerdote, na igreja matriz Nossa Senhora do Carmo, na sua cidade natal.


Desde muito jovem José Belisário da Silva já sabia que iria seguir a vocação religiosa. Desde aquele 13 de dezembro de 1969, em que foi ordenado sacerdote, foram  50 anos de uma vida eucarística e de dedicação ao próximo, completados em 2019. Dom Belisário nasceu em Carmópolis (MG), e vestiu hábito o franciscano pela primeira vez em 1º de fevereiro de 1963 quando tinha 18 anos. “Há um chamado e há uma resposta. Primeiro ver se existe o chamado. Se faz um discernimento e o discernimento nunca é sozinho. Por exemplo, se a pessoa não tem as qualidades devidas Deus não vai chamar a pessoa. E depois a resposta. Porque por exemplo, há qualidades muito boas na pessoa, mas às vezes a pessoa não quer e pronto, não se completa. Então tem que ter um chamado e a resposta.

Tendo a resposta precisa haver a preparação inicial que são de sete a oito anos de curso de Teologia e Filosofia”, disse Dom Belisário, em entrevista a O Imparcial pelo seu jubileu de ouro.

Dom Belisário foi elevado arcerbispo por Bento XVI

Reprodução

Em 1999 José Belisário da Silva foi ordenado bispo, e elevado a arcebispo, pelo papa emérito Bento XVI, em 21 de setembro de 2005. No mesmo ano, no dia 19 de novembro, deixou o governo da Diocese de Bacabal para governar a Igreja de São Luís.


Em 2011, foi eleito vice-presidente da CNBB, para o período que seguiu até 2015, junto com o cardeal Raymundo Damasceno Assis, presidente, e dom Leonardo Ulrich Steiner, secretário-geral. Ao findar o período como vice-presidente da CNBB, foi escolhido como delegado da CNBB no Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam) e, na sequência, eleito vice-presidente do organismo continental. Atualmente, é bispo referencial para a Comunicação no Regional Nordeste 5 da CNBB.


No Maranhão, recebeu os títulos de “Cidadão Ludovicense”, em 2015, e de “Cidadão Maranhense”, em 2016,  pelos serviços prestados à sociedade local e por seu jeito discreto e simples de participar na vida da sociedade e na política.


Em agradecimento a Dom Belisário da Silva, membros da CNBB disseram que a contribuição dele para a missão da Igreja em Minas Gerais, durante seu ministério sacerdotal, colaborando especialmente na formação de novos frades, e a missão episcopal no Maranhão ganharam novos rumos na última década. 


“Que este tempo de emeritude seja também sinal de alegria em seu ministério, na companhia de Nossa Senhora Aparecida”, assinaram o Dom Walmor Oliveira de Azevedo, presidente da CNBB, Dom Jaime Spengler, Dom Mário Antônio da Silva, Dom Joel Portella Amado.


Dom Gilberto Pastana

Nomeado bispo de Imperatriz (MA) pelo Papa Bento XVI, em 3 de agosto de 2005, foi ordenado no dia 28 de outubro daquele ano, na Catedral Nossa Senhora da Conceição, em Santarém (PA). Escolheu como lema episcopal “Venha o teu reino (Mt 6, 10a)”. A posse foi no dia 13 de novembro. Durante seu ministério em Imperatriz, dom Gilberto serviu ao Regional Nordeste 5 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) como referencial para Liturgia, para as CEBs e os leigos, de 2005 a 2016. E entre 2010 e 2015, foi presidente do Regional. Desde 2016, dom Gilberto é bispo referencial para a Liturgia e para as CEBs no Regional Nordeste 1 da CNBB.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias