SANTO ANTÔNIO

Devoção em tempos de pandemia

Paróquias e igrejas de São Luís fazem festejo de Santo Antônio de forma híbrida, com restrições, mantendo as homenagens ao santo, um dos mais populares da igreja.

Reprodução

Nada dos tradicionais largos juninos no final das missas. O tradicional festejo de Santo Antônio ocorre este ano, pela segunda vez, com restrições nas paróquias, igrejas e comunidades de São Luís, desde o dia 1º de junho, obedecendo às normas sanitárias obrigatórias como medida de proteção à Covid-19.

Santo Antônio, um santo das tradições populares, tem muitas causas: fama de casamenteiro, de ajudar a encontrar coisas perdidas, é padroeiro dos humildes, cura doenças, alivia os bolsos, é protetor dos viajantes… é popular. Santo Antônio tem um número inestimável de devotos pelo mundo que são gratos por terem sido honrados em algum momento da vida por ele. Dia 13 de junho é comemorado o dia de Santo Antônio e desde o primeiro dia de junho fieis e devotos estão celebrando, agradecendo e pedindo.

“O meu avô era Antônio, o meu pai se chama Antônio e eu me chamo Antônio. E não foi só o nome que passou de geração em geração, a nossa devoção também. Desde o ano passado a gente acompanha pela Internet, mas tenho fé que ano que vem a gente vai poder ir assistir a programação lá na igreja”, conta Antônio Manoel Costa Neto, de 38 anos.

Assim como ele, muitos devotos se ressentem do momento que o mundo está passando, de restrições.

“A gente tem que se pegar com o santo, com Deus, para que isso tudo passe logo”, completou Antônio Manoel.

Em sua homilia na abertura do festejo na Igreja Santuário Santo Antônio (Praça Antônio Lobo), o Vigário Paroquial Pe. Clemilton Moraes fez referência ao atual momento.

Ainda estamos em um contexto desolador, mas maior que esse cenário, é o amor de Deus por cada um de nós e a poderosa intercessão de Santo Antônio por quem celebramos essa festa com o tema: ‘Fraternidade e Amizade Social:  E quem é meu próximo ?’.

O ápice do festejo, é claro, é no dia do santo, 13 de junho, quando a programação começa às 5h com alvorada. Em seguida ocorre a Santa Missa dos Antônios e Antônias , depois tem missas às 7h30, 9h, 10h30, 12h, 15, 16h30. Às 17h30 tem procissão virtual, às 18h carreata e às 19h, a missa de encerramento.  Todas as celebrações serão presenciais, obedecendo ao limite de capacidade de devotos dentro da igreja, e também serão transmitidas pelas redes sociais da igreja, instagram (@igrejasantoantonio_slz) e no canal do Youtube ( TV Santo Antônio SLZ).

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias