JACARÉ "BOIOU"

Aparecimento de jacarés é comum na capital maranhense

Esse tipo de fenômeno acontece devido ao aumento no volume e vazão dos rios, principalmente durante as chuvas.

O animal estava vivendo dentro de um bueiro no bairro do Renascença II.

Não é raro a população de São Luís se deparar com um jacaré em plena zona urbana. Também não é incomum que eles apareçam no mar. Há uma semana, populares gravaram um vídeo de um jacaré nadando nas águas da Praia de São Marcos. Quase um ano depois de quando um jacaré foi visto nadando na praia da Ponta d’ Areia, em São Luís.

A redação de O Imparcial entrou em contato com o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) que disse que o animal foi avistado por populares em uma área de praia em que surfistas utilizam para praticar manobras na Avenida Litorânea.

“Ao ser informada do fato, uma equipe dos Bombeiros foi até o local, mas não efetuou a captura do animal, visto que, ele adentrou em uma zona de arrebentação, entrando para área mais profunda do mar”, disse a corporação.

Dois jacarés foram encontrados na Lagoa da Jansen, em São Luís.

Segundo o Corpo de Bombeiros, esse tipo de fenômeno acontece devido ao aumento no volume e vazão dos rios (geralmente ocasionado pelas chuvas) que desaguam nas praias e acabam levando esses animais. 

“O jacaré possui temperatura variável dependendo do ambiente. O animal se utiliza do sol para manter a temperatura do corpo e, quando esquenta demais, procura mergulhar em lagos, rios ou em outro tipo de manancial. Eles são essencialmente carnívoros, podendo comer peixes, moluscos, aves, pequenos mamíferos, mas só atacam humanos quando se sentirem ameaçados”, esclareceu a corporação.

O CBMMA ainda informou que foram notificadas ocorrências com aparecimentos de jacarés na zona urbana de São Luís, mas, não foram efetuados dados estatísticos com os registros.

No início do ano passado, um jacaré foi encontrado em frente ao condomínio Parque Atenas.

“Eles são essencialmente carnívoros, podendo comer peixes, moluscos, aves, pequenos mamíferos, mas só atacam humanos quando se sentirem ameaçados.”

Com aproximadamente um metro de comprimento, foi encontrado na porta de uma residência. Especialistas orientam acionar os órgãos responsáveis caso alguém se depare com o animal. 

“Caso os banhistas observem o animal, a orientação é manter uma distância segura, além de não tentar capturá-lo. O Corpo de Bombeiros deve ser acionado através do telefone 193”.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias