CHECAMOS

Aumento de casos de hepatite é resultado da nova cepa do coronavírus? Checamos!

Viralizou nas redes sociais uma entrevista de um médico afirmando que o aumento dos casos de hepatite estariam ocorrendo devido as novas variantes do coronavírus

Foto: Reprodução

Viralizou nas redes sociais uma publicação em que constava uma entrevista de um médico afirmando que o aumento dos casos de hepatite estariam ocorrendo devido as novas variantes do coronavírus. Ele ainda diz que os novos sintomas da nova cepa são garganta arranhando, espirrando e dor de cabeça.

_novas_cepas_coronavirus_invermectina
Foto: Reprodução

No entanto, essas informações são falsas. Até o momento, não há afirmações oficiais sobre como reagem os contaminados pelas novas variantes do coronavírus. O centro que equivale à Anvisa nos Estados Unidos, chamado Centers for Disease Control and Prevention (CDC), afirmou:

As informações sobre as características dessas variantes estão surgindo rapidamente. Os cientistas estão trabalhando para aprender mais sobre a facilidade com que se espalham, se podem causar doenças mais graves e se as vacinas atualmente autorizadas protegerão as pessoas contra eles.

Leia mais: Sobre as variantes do vírus que causa COVID-19

Ainda não há evidências sobre alteração nos sintomas das primeiras cepas do coronavírus nos novos infectados. Além disso, os sintomas normalmente já costumam variar entre os pacientes.

O outro fator apontado pelo médico no vídeo da publicação seria de que as variantes seriam responsáveis pelo aumento de casos de hepatite, o que também não condiz com a verdade. A Covid-19 pode afetar o fígado, mas também pode afetar os demais órgãos do corpo, como pulmão e rins. O aumento dos casos de hepatite é majoritariamente marcado por razões medicamentosas (que não tratam a Covid-19) que resultaram em uma inflamação, não pelo coronavírus.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias