MEIO AMBIENTE

Justiça determina que o Governo do Maranhão recupere o sistema de troca de água da Lagoa da Jansen

A Justiça visa por meio dessa determinação, a garantia do funcionamento das comportas que são utilizadas para a manutenção do equilíbrio ambiental.

Foto: Alan Azevedo / O Imparcial

Foi determinado pela justiça que oficialmente o Governo do Maranhão deve providenciar a recuperação completa do sistema de troca de água da Lagoa da Jansen, em São Luís. Segundo a ação, teria sido constatado a inexistência do controle do nível interno da lagoa, que deveria ocorrer por meio do funcionamento do sistema de comportas.

Desta forma, a Justiça visa, por meio dessa determinação a garantia do funcionamento das comportas que são utilizadas para a manutenção do equilíbrio ambiental. Também será implantado pelo governo um sistema de monitoramento do volume de vazão positiva e negativa e de parâmetros físicos e químicos da água da lagoa.

Segundo o engenheiro ambiental Paulo Gouveia, para acontecer a recuperação da Lagoa da Jansen deverá ser feita através da utilização de aeradores artificiais que podem ser colocados como uma forma de amenizar a condição da água, entretanto é necessário sua manutenção continua.

“Para recuperação poderíamos sugerir inicialmente a utilização de aeradores artificiais colocados para amenizar a condição anóxica da água, porém para que dê certo deve existir uma manutenção continua. Segundo, poderíamos propor um desvio e tratamento do esgoto jogado na laguna o que contribuiria bastante para conter a proliferação das macrófitas e da condição anóxica do ambiente, reduzindo assim a decomposição de matéria orgânica na área, e consequentemente o odor provocado pela mesma. E por fim, aumento da taxa de renovação pelo influxo da maré para a melhoria na qualidade do corpo d’água. Seria necessário para uma recuperação total dessa área a realização de estudos e projetos específicos”, segundo o engenheiro.

A poluição da Lagoa ocorreu gradativamente, devido as transformações ambientais através das atividades humanas. A esgotos vindos prédios, a poluição das áreas próximas e resíduos jogados nela, fizeram chegar na a situação que encontramos hoje. Ter o monitoramento desta área e sua preservação é muito para o equilíbrio ecológico, além de melhorar um dos pontos turísticos da cidade. “A transformação dos ambientes naturais pelas atividades humanas tem alterado intensamente os fluxos de energia e o equilíbrio do ambiente. Em alguns casos, as mudanças são tão profundas que atingem elevado grau de degradação, diminuindo a qualidade ambiental para as espécies nativas e para a população no entorno. Devido a sua situação geográfica, o Parque tem sofrido com as pressões dos processos de: urbanização, especulação imobiliária e lançamento de resíduos sólidos, o que proporcionou uma profunda dinâmica da paisagem nas últimas quatro décadas”, afirmou o engenheiro Paulo Gouveia.

A decisão de recuperação da Lagoa da Jansen foi tomada após uma ação civil pública proposta pelo Ministério Público Federal (MPF). A falta de monitoramento do volume de vazão e dos parâmetros ambientais da água têm ocasionado prejuízos ao ecossistema local e ao bem-estar da coletividade.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias