ARTISTAS

Como artistas conseguiram se reinventar na pandemia

Durante a pandemia muitos trabalhos tiveram que sofrer alterações, alguns tiveram que parar totalmente e outros pararam parcialmente.

Como artistas conseguiram se reinventar na pandemia/Foto: Reprodução

A cultura é uma de trazer para a sociedade um conhecimento e uma riqueza sem igual. Ela da o acesso ao lazer, conhecimento, prazer, e diversos bens que para as pessoas tem grande relevância. Quando bem trabalhada pode se tornar algo que faça parte da vida e do cotidiano do todo.

Durante a pandemia muitos trabalhos tiveram que sofrer alterações, alguns tiveram que parar totalmente e outros pararam parcialmente. As atividades culturais tiveram o mesmo destino, a paralisação. Pois a necessidade de resguardar a saúde de todos e frear o vírus é muito importante para que tudo volte ao normal.

Desta forma, muitos artistas que dependiam totalmente da arte ficaram que sem renda, porque as gravações e ensaios tiveram que parar por completo. Logo, a maioria teve que se reinventar para conseguir se manter. Muitos deles apostaram em carreira de influenciador digital, onde você trabalha divulgação e outros criaram negócios online, para atrair cada vez mais o público.

O ator Juan Serra de 24 anos, faz parte do grupo de teatro Ágoras e da Franco Filmes que trabalha com audiovisual, tem a arte como sua principal fonte renda e com a chegada da pandemia teve que pensar em uma forma de se reinventar para ter uma renda extra.

“Minhas duas fontes de trabalho e dinheiro precisaram parar por conta da pandemia, foi aí que precisei me reinventar e tive a sorte de cair nas graças do povo de São Luís, produzindo meme e conteúdos para a internet , aonde os vídeos e memes viralizam pelo Maranhão, até pelo país todo”, contou o ator.

O trabalho de influenciador cresceu basta entre o grupo dos artistas, além das lives que vários deles promoveram durante a pandemia, o trabalho com as mídias sociais teve uma enorme engrenada, pois a maioria aproveitou os seguidores e fãs que possuíam nas redes sociais. A atriz Willama Araújo, encontrou a rede social como forma de divulgar seu trabalho, além disso, viu a pandemia como forma de criar conteúdo sobre a atual situação do país. “Acabei encontrando nas mídias sociais como uma forma de divulgar meu trabalho como artista com vídeos. No momento estou trabalhando com uma galera do Rio coletivo Apenascenas onde gravamos uma webserie chamado o prédio que trata desse momento da pandemia , a webserie está prevista pra sair o episódio piloto, agora em abril”, disse a atriz.

Com a pandemia do Covid-19, não faltaram criatividade para tentar se reinventar, tanto que o empreendedorismo cresceu bastante nesse um ano de pandemia. De acordo com os dados disponibilizados pela pesquisa Global Entrepreneurship Monitor, GEM, realizada em conjunto com o Sebrae, a taxa de empreendedorismo no país bateu recorde, com maior número de novos autônomos nos últimos 20 anos. Fernando Henrique fez parte dessa porcentagem, ele tem 35 anos e com as atividades dos teatros fechadas, viu o empreendedorismo e até as mídias sociais como uma rentável durante esse tempo.

“Baseado numa página que tenho, criei a loja de camisas pra tentar ter um dinheiro extra, já que teatro e cinema estava parado. Eu já trabalhava com sublimação e já tinha a máquina de estampa. Mas estava parada pois a antiga loja que eu tinha, teve que ser fechada por conta da Pandemia (…) Fechei parcerias com algumas páginas para divulgar o Instagram e comecei a vender virtualmente, fazendo entrega no cohatrac, que é o bairro onde moro”, contou o ator e empreendedor.

As atividades do teatro e todo audiovisual se encontra sem uma previsão para voltar, como muitas outras profissões, pois a situação do covid ainda se encontra instável.

Auxilio emergencial para os artistas

Foram prorrogadas até às 23h59 desta sexta-feira (19), as inscrições para o Auxílio Emergencial voltado para artistas que moram nos quatro municípios da Grande Ilha (Paço do Lumiar, Raposa, São José de Ribamar e São Luís).

O benefício, pago em parcela única no valor de R$ 600, começou a ser creditado aos solicitantes nesta semana. O prazo anterior para requerimento do auxílio se encerraria às 23h59 desta quarta-feira (17). A portaria nº 45/2021, que regulamenta a concessão do benefício, prevê a possibilidade legal de prorrogação do prazo.

De acordo com o secretário de Cultura, Anderson Lindoso, a prorrogação do prazo atende a uma solicitação do segmento cultural, já que registros de instabilidade na conexão com a internet em toda a região metropolitana de São Luís, devido às fortes chuvas, dificultaram o processo de solicitação online.

A solicitação do auxílio emergencial é gratuita e só pode ser realizada pela internet, por meio do site auxilio.cultura.ma.gov.br. Recebem o benefício trabalhadores e trabalhadoras da cultura que residem em São Luís e que foram anteriormente selecionados em editais da Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural.

Artistas individuais, na modalidade pessoa física, devem apenas informar o CPF cadastrado na plataforma Mapeamento Cultural, para ter direito ao benefício. O prazo médio para avaliação da solicitação é, em média, 48 horas e os pagamentos serão efetuados até o domingo (21). No entanto, integrantes dos grupos artísticos ou artistas que tenham sido representados por empresário exclusivo também poderão pleitear o auxílio.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias