DIA 2 DE FEVEREIRO

Festa para católicos e povos de terreiro

Terreiros de umbanda celebram o dia de Iemanjá, e igrejas católicas, a Apresentação do Senhor e o dia de Nossa Senhora dos Navegantes

Reprodução

Paróquias e igrejas católicas de todo o Brasil celebram neste dia 2, a missa de Apresentação do Senhor, que ocorre quarenta dias após o Natal, e abre caminho para a Páscoa. Essa celebração, também conhecida como Festa das luzes, tem em seu início a bênção e a procissão das velas. Esse rito inicial é popularmente conhecido como a “candelária”. Também neste dia se faz presente a devoção popular a Nossa Senhora da Luz, que também leva o nome de Nossa Senhora Candelária, Nossa Senhora das Candeias, Nossa Senhora da Apresentação ou Nossa Senhora da Purificação.  Além disso, o dia também é de Nossa Senhora dos Navegantes.

Algumas igrejas e paróquias de São Luís farão, ainda que com as restrições impostas pela pandemia, a bênção das velas, que faz parte do ritual. “Todas as nossas celebrações iniciam com essa indicação do Missal Romano: a procissão com as velas, onde o sacerdote, a assembleia e o povo com as velas acesas recordam aquele dia em que Maria e José levaram a verdadeira luz, daí se fala tanto de luz nessa Festa da Apresentação do Senhor, porque Maria e José seguem a tradição do seu povo e vão justamente apresentar Jesus no templo”, disse o assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), padre Leonardo José Pinheiro.

Essa festa da apresentação teve origem no oriente e era celebrada no dia 15 de fevereiro, quarenta dias após o nascimento de Jesus, celebrado em 6

de janeiro. No século VI a festa se estendeu ao ocidente e passou a ser celebrada no dia 2 de fevereiro, quarenta dias após o natal, celebrado no ocidente em 25 de dezembro. Inicialmente, em Roma, a Apresentação foi unida a uma festa de caráter mais penitencial. No século X, na Gália, essa festa foi organizada com uma solene bênção das velas e procissão, que ficou conhecida popularmente como a “candelária”.

Nossa Senhora dos Navegantes

Celebrada pela religião católica, Nossa Senhora dos Navegantes, é no sincretismo religioso, Iemanjá. Celebradas no dia 2 de fevereiro, Iemanjá é um orixá feminino do Candomblé, da Umbanda e de outras crenças afro-brasileiras, que é comemorada também nos dias 15 de agosto e 8 de dezembro, datas marianas, talvez para associá-la a Nossa Senhora.

A raiz dessa associação entre ambas está historicamente ligada à religiosidade do tempo da escravatura, na qual os portugueses não permitiam aos escravos o culto aos seus “deuses”. Em vista disso, muitos escravos continuaram a cultuar essas entidades nas imagens católicas, para evitar problemas com seus senhores.

O título de Nossa Senhora dos Navegantes dado a Maria, mãe de Jesus, começou no século XV, especialmente entre os portugueses, quando do início das grandes navegações. Os marujos pediam proteção a Nossa Senhora para retornarem com vida e, como Maria era considerada protetora durante as tempestades e perigos oferecidos pelo mar, acabou por reunir aos seus inúmeros títulos o de protetora dos navegantes.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias