São Luís

Cidade das fontes maravilhosas

Estas fontes são marcos de lendas e de fatos da nossa História

Reprodução

A cidade de São Luís, capital do estado do Maranhão, tem no acervo do seu Centro Histórico, lindas fontes de águas naturais e límpidas, destacando-se as fontes do Ribeirão e das Pedras, que são dotadas de pertenças arquitetônicas ornamentado-as. Suas àguas são oriundas de nascentes de águas naturais e de excelente qualidade, embora não sejam consumidas pela população.

Estas fontes são, também, marcos de lendas e de fatos da nossa História. Outras de menor porte mas de importância histórica, também contribuem para o embelezamento da cidade, mesmo tendo sido construídas para usar águas do sistema de abastecimento da cidade. Não possuem nascentes próprias.

Fonte do Ribeirão

A Fonte do Ribeirão fica localizada num largo entre as ruas Izaac Martins e Dos Afogados, tendo à sua frente pavimentação com pedra de cantaria e ornamentada com carrancas por onde jorram, diuturnamente, àgua com abundância. No seu interior, encontram-se galerias cheias de mistérios que não se sabe para onde levam. Falam que interligam as igrejas históricas mas estas informações não são confirmadas.

Entre os nativos da ilha, corre a lenda de que no seu interior, existe uma enorme serpente que tem cabeça sob os pés de Nossa Senhora da Vitória, na Igreja da Sé (Catedral Metropolitana) e que se um dia ela sair da dali, a ilha de Upaon-açu, se desmorona, se acaba. Nas rodas de conversa nas noites enluaradas de São Luís, já se ouviu dizer de que tem pessoas que já viram os olhos da serpente reluzirem por trás das grades de ferro, que guarnecem as entradas para as suas galerias misteriosas.

Na frente da fonte vê-se carrancas de pedra que tem nas bocas canos de cobre por onde jorram àgua. E no alto do seu frontispício, uma réplica da estátua do Deus Netuno. A original foi retirada e guardada em outro local, para evitar que seja depredada, o que já teria ocorrido em tempos passados.

Consta que a Fonte do Ribeirão foi construída em 1796 pelo governador da Província do Maranhão, Fernando Antonio de Noronha. Ela tem função turística e foi tombada, em 1958, como Patrimônio Histórico Nacional, sendo um lugar de muita visitação por turistas e mesmo pelos nativos, que ali vão apreciar sua beleza.

Fonte das Pedras

A Fonte das Pedras está localizada na Rua de São João, próximo da Praça do Mercado Central. Muito arborizada, é considerada um oásis no Centro Histórico da cidade. Ali é comum vê-se pessoas sentadas nos bancos, descansando e apreciando as àguas que correm de uma fonte subterrânea e jogadas a um pequeno tanque, onde existe grande quantidades de peixes vivos, nadando. Adultos e crianças passam horas apreciando a movimentação dos peixes.

A Fonte das Pedras é um marco da nossa história, foi ali que em 31 de outubro de 1615, descansou com sua tropa para lutar contra os franceses que haviam invadido a ilha, com o propósito de fundar a França Equinocial. Consta também que a Fonte das Pedras, no curto espaço de tempo da sua invasão a São Luís, os holandeses chegaram a canalizar a àgua da fonte, para se abastecerem, o que teria ocorrido no Século XVII.

Fonte dos Amantes

No Bairro Diamante havia uma fonte que se denominava Fonte do Mamoin. Situava-se em uma reserva com muita vegetação, na Rua dos Afogados, próximo da Rua do Veado (Celso Magalhães). Era um poço rico em água, que com a construção da extensão da Rua dos Afogados até à Avenida Wenceslau Braz, foi desmembrado da reserva, ficando do lado esquerdo da rua e inserido à propriedade de algum morador.

Consta que nesta fonte, muitas mulheres moradoras da região, iam para aquele local para lavar roupas e entre elas, uma que era casada, ali se encontrava com um amante. A notícia se espalhou e logo a população passou a chamar o local de fonte de amantes. Com a povoação da região, a população denominou o bairro de Diamante, nome que se consolidou e até hoje é usado.

A reserva passou a ser chamada de Parque do Diamante, e tem ali um poço com muita água que jorra abundantemente, mas não é utilizada pelos moradores. Apesar na natureza rica, o parque sofre ameaça de vir a ser invadida por especuladores que desejam ampliar as áreas de sua propriedade.

Fonte do Bispo

A Fonte do Bispo emprestou o nome ao bairro onde está situada, entre a Rua São Pantaleão e o Anel Viário. É uma fonte histórica e, conforme pesquisadores, em se tratando de um poço rico em àgua de boa qualidade, era onde os moradores da região se abasteciam. Consta que houve um atrito entre um bispo do Maranhão com o ouvidor que era preposto do governador do Grão-Pará. Este determinou a prisão domiciliar do clérigo, que ficou confinado em sua casa. Porém ele não tinha água em casa e se rebelou contra a ordem de prisão passando também, se abastecer no poço, que então passou a ser chamado pela população de Fonte do Bispo.

A fonte até hoje é preservada pela população e tem uma antiga moradora, que goza do respeito de todos e é considerada a guardiã da fonte. Dona Diná Serra Cutrim, é uma idosa. Diz que tem 79 anos, mas não lembra ao certo. Muito bem humorada, diz que já deve ter uns duzentos anos e cai na gargalhada. Ao falar sobre a fonte, ela diz que nasceu e se criou naquele local e que a fonte sempre existiu. Garante que ali existia uma placa que continha dados sobre a construção da fonte, mas foi retirada, não sabendo ela por quem.

Outras fontes

A cidade tem outras fontes bem antigas com a Fonte da Mãe d’Água, situada na Praça Pedro Segundo, em frente à Catedral Metropolitana, que é uma grande atração turística, visto que é dotada de uma estátua do personagem das nossas lendas. Outra fonte, é da Praça da Misericórdia, localizada em frente ao Hospital da Santa Casa. Fica no centro do logradouro e tem uma estátua de mulher, que supõe-se ser uma deusa mitológica. Foi recuperada recentemente e voltou a ser uma atração turística da cidade.

O Governo do Estado assumiu a obra de recuperação do memorial erguido no Aterro do Bacanga, local onde o Papa João Paulo Segundo rezou missa campal, quando da sua visita a São Luís, e construiu no seu entorno obras de recuperação e denominou de Parque São João Paulo Segundo. Se tornou uma bela atração turística, com praças e fontes. Na Praça João Paulo Segundo, uma estátua do Santo Papa se destaca no meio de uma fonte luminosa. A Praça da Virgem Maria, fica em meio a um espelho d’água. Na Praça da Memória, o monumento com um cruz vazada, tem uma queda d´água e no Lago dos Desejos, espaço destinado a piqueniques, o lago artificial possui uma fonte no centro, embelezando ainda mais os jardins existentes em toda área do Parque São João Paulo Segundo.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias