CORONAVÍRUS

Quando e como se deve voltar a praticar exercícios físicos após contrair a Covid-19?

Entre os variados efeitos que a Covid-19 pode trazer, problemas cardíacos também precisam de enfoque quanto aos cuidados do paciente pós-Covid-19

Foto: Reprodução

A Covid-19 acaba trazendo efeitos colaterais aos pacientes que já foram contaminados pelo coronavírus. Entre os variados efeitos, como a perda de olfato e paladar, problemas cardíacos também precisam de enfoque quanto aos cuidados do paciente pós-Covid-19.

Através dessas preocupações pelos especialistas, foi divulgado um documento de posicionamento sobre avaliação pré-participação cardiológica após a Covid-19, uma forma de orientar para o retorno à prática de exercícios físicos e esportes. O documento foi criado em parceria da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SMBEE) e a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC).

Leia mais: Orientações para o retorno à prática de exercícios físicos e esportes

Antes de voltar a praticar exercícios, caso já tenha adquirido a Covid-19, é importante que procure um cardiologista e realize exames de eletrocardiograma, por exemplo. O médico especialista poderá recomendar o exame necessário a se fazer antes de voltar a essa rotina de atividades físicas, dependendo da gravidade do caso.

Assim como há casos em que a pessoa volta à rotina normal logo após se sentir um pouco recuperado dos sintomas da doença, mas é recomendado que espere cerca de 14 dias para então voltar a praticar exercícios físicos, para que não transmita o vírus a outras pessoas.

Leia também:

Além disso, caso o médico libere essa prática, atividades físicas trazem muitos benefícios às questões cardiovasculares, estimulando a redução da pressão arterial e equilíbrio de fatores que podem influenciar em problemas relacionados ao coração.

Sair da versão mobile