CAMPANHAQQ

Vacinação contra poliomielite começa neste sábado (17)

A vacinação contra poliomielite é destinada a crianças de um a quatro anos de idade, já para outras vacinas, crianças e adolescentes de zero a 14 anos de idade também podem ser atendidos

Foto: Reprodução.

Acontece neste sábado (17) o Dia D, com o começo da campanha de vacinação contra a poliomielite e para atualização da carteira em relação a outras doses. A campanha é promovida pela Prefeitura de São Luís, e além de 54 unidades de saúde, duas escolas municipais também estão disponibilizando espaço para a ação.

A vacinação contra poliomielite é destinada a crianças de um a quatro anos de idade, já para outras vacinas, crianças e adolescentes de zero a 14 anos de idade também podem ser atendidos.

Em mobilização contra a doença, que começou no dia 5 de outubro, o Dia D faz parte conjunta da ação. A vacinação nas unidades poderá ser feita até o dia 30 de outubro e cobre doses como BCG, vacina preventiva contra tuberculose e pentavalente, contra tétano, hepatite B, coqueluche, além da pólio.

Prefeito Edivaldo fala sobre a importância da campanha. Imagem: Reprodução.

Dependendo da necessidade do calendário de vacinação dos atendidos, todas as vacinas poderão ser acessadas, incluindo HPV, da papiloma vítus e Meningo ACWY. O prefeito Edivaldo Holanda Júnior e Nathália Mandarino, secretária de Saúde de São Luís, conta sobre a importância da mobilização dos cidadãos, pais e responsáveis:

É necessário que a população entenda a importância deste ato realizado pela gestão do prefeito Edivaldo. A criança que já tomou a dose pode ir com seus pais ou responsáveis procurar um dos postos para reforço. Quem nunca tomou, deve se prevenir o quanto antes”, afirmou a secretária.

Devido a pandemia da covid-19, diversos critérios e medidas sanitárias foram adotados para serem respeitados nas vacinações, como o distanciamento social. Além da vacinação contra poliomielite, também está disponível as doses contra influenza e sarampo.

Poliomielite

A poliomielite é uma doença que pode ser transmitida por contato direto ou indireto entre as pessoas, como fezes e secreções eliminadas pela boca. A doença pode ocasionar ou não paralisia, chegando a comprometer os músculos e membros inferiores em casos mais graves.

De maneira indireta, a transmissão pode ser feita por contato de objetos, água e alimentos contaminados por portadores.

 

 

 

 

Sair da versão mobile