POLÊMICA

Twitter é acusado de racismo após ferramenta priorizar sempre pessoas brancas

Usuários da rede social apontam que o Twitter sempre escolhe pessoas brancas ao selecionar a porção de destaque em uma foto comprida demais e que precisa ser cortada para aparecer na publicação

Imagem: Reprodução.

Desde o último sábado (19) a comunidade do Twitter iniciou diversas reclamações e denúncias por racismo contra a plataforma após internautas registrarem um problema ligado à ferramenta de corte de fotos. Usuários da rede social apontam que o Twitter sempre escolhe pessoas brancas ao selecionar a porção de destaque em uma foto comprida demais e que precisa ser cortada para aparecer na publicação.

Vários tweets foram postados com o intuito de fomentar a teoria de que a priorização pela rede social é real, independente da quantidade de rostos de negros, o rosto de pessoas brancas continua sendo selecionado pela inteligência artificial. De acordo com pessoas da área de computação, a possível falha estaria localizada no algoritmo do microblog, responsável por reconhecer e priorizar o destaque no feed.

Dantley Davis, chefe de design do Twitter, admitiu a culpa ao ser questionado por um usuário da rede social, ele também afirma estarem investigando o erro e prometeu a solucioná-lo. “É 100% nossa culpa. Ninguém deve dizer o contrário. Nossa próxima etapa é consertá-lo”. Apesar do andamento das investigações, a empresa assume não ter clareza do que de fato acontece, e apesar das especulações, continua fazendo análises para identificar o problema.

A repercussão veio quando um ex-engenheiro da Square, empresa que tem como chefe Jack Dorsey, também CEO do Twitter, fez uma publicação na rede social. Ele notou que o ex-presidente dos EUA, Barack Obama, não saia na prévia das fotos, independente da posição, e sempre o rosto do senador Mitch McConnell, que é branco, ficava em destaque.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias