DOAÇÕES

Escola de Artes na Vila dos Pescadores realiza campanha solidária

Feita de madeira e coberta com telha de amianto, a Escolinha de Arte Guará, tornou-se um ponto de resistência onde a educação formal não chega

Escolinha de Arte em Paço do Lumiar atende dezenas de crianças. Foto: Divulgação.

“A arte existe porque a vida não basta”, disse certa vez o poeta maranhense Ferreira Gullar tentando dimensionar o quanto a arte é importante para o desenvolvimento humano. E foi pensando da mesma forma que a artista visual, Telma Lopes, criou em 2018, a Escolinha de Arte Guará, localizada na vila dos pescadores, em Paço do Lumiar.

No local onde as crianças moram, que é considerada uma área de vulnerabilidade social, são realizadas ações de ensino/aprendizagem com as mais diversas expressões artísticas como: teatro, desenho, poesia, dança, artes visuais e literatura, sobre o tripé apreciação, produção e reflexão.

Feita de madeira e coberta com telha de amianto, a Escolinha de Arte Guará, tornou-se um ponto de resistência onde a educação formal não chega. As aulas de arte ministradas por Telma Lopes tem ajudado na transformação de vidas das crianças da vila, e só estão em atividade constante por conta da ajuda de amigos que abraçaram a causa. No local não há cadeiras, mesas, estantes, quadro negro ou qualquer outro móvel ou equipamento que lembre uma escola formal, mas para Telma Lopes não falta a vontade de aprender e ensinar com os filhos dos pescadores.

 “Estamos nessa campanha para sensibilizar as pessoas para esta causa que tem como base a educação por meio da arte. Sei o quanto a vida fica mais difícil para quem não estuda, pois tudo fica mais difícil. Aqui é uma escola de arte pensada para a comunidade onde ensinamos cordel, pintura, teatro, poesia entre outras formas de expressão. A ideia é despertar o intelecto destas crianças que são muito inteligentes e que precisam de uma oportunidade. Esperamos que as pessoas possam contribuir para que a gente continue a realizar este trabalho que tem me dado muita alegria e satisfação pessoal”, ressaltou Telma Lopes.

Segundo a artista visual, a escolinha precisa de um olhar mais sensível por parte não só do poder público, mas pelas pessoas que acreditam que a arte salva vidas. Telma contou que resolveu montar a escolinha, porque quando foi para lá, percebeu o quanto o local precisava de uma interferência onde a arte e a cultura estivessem presentes.

O objetivo de montar uma escolinha na Vila dos Pescadores foi o de proporcionar a esse público infanto-juvenil, prioritariamente formado por crianças e adolescentes de 04 a 12 anos, o estimulo á leitura e escrita e a liberdade criativa através de uma experiência construtiva de aprendizado pratico e contextualizado sobre preservação ambiental, convivência solidaria e direitos humanos.

Ajudando a colorir vidas por meio da arte

Crianças aprendem a pintar sentadas no chão. Foto: Divulgação.

Ainda de acordo com Telma Lopes, a escolinha vem se sustentando por meio de doações e parcerias voluntarias de artistas locais, arte-educadores e afins que colaboram com recursos humanos, pedagógicos, infraestrutura, equipamentos e financeiros. A artista afirmou também, que um dos compromissos da Escola de Arte Guará é ampliar parcerias, por isso convidamos você para conhecer nossa instituição e também ajudar a colorir vidas.

Nascida na cidade balneária de São José de Ribamar, Telma Lopes por mais de 20 anos integrou a equipe de base da Fábrica de Cenários da Rede Globo, onde trabalhou com pintura artística para a composição de cenários de novelas, programas e minisséries as mais diversas. Agora aposentada, ela decidiu retornar ao Maranhão, pois quer dividir tudo o que aprendeu com os conterrâneos.

A artista mudou-se para o Rio de Janeiro na década de 1980, quando decidiu estudar na Escola de Belas Artes. Em São Luís, ela já integrava o Departamento de Artes Plásticas do Laborarte, mas queria se aprofundar e alçar voos mais altos. Depois de desembarcar na Cidade Maravilhosa e, após muito estudo, teve seu currículo aprovado pela Rede Globo. Atualmente a artista tem realizado diversas interferências artísticas no Centro Histórico de São Luís com arte urbana com a técnica de colagem tendo como personagens da cultura maranhense como Nauro Machado, Maria Firmina dos Reis, Ferreira Gullar, Nelson Brito e Maria Aragão entre outros. (SM)

Como podemos ajudar?

O contato pode ser feito pelo e-mail: telmamlcoelho@gmail.com, ou pelo número de WhatsApp: 98 98247-9409. Doações de dinheiro ou materiais podem ser feitas diretamente na escola, no endereço: Rua da escolinha Guará, s/n- Vila dos pescadores, Paço do Lumiar-MA, ou também através da conta para depósitos:

Banco Caixa poupança

0027 013 00065537-5 – Telma Maria Lopes Coelho.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias