TECNOLOGIA

Conheça a Twitch, plataforma de streaming que conquistou os brasileiros e desafia o YouTube

A plataforma lançada em 2011 tem objetivo de conectar pessoas aficionadas em jogos

A Twitch foi lançada em 2011 com o objetivo principal de ser um serviço de streaming para gamers. A ideia era oferecer uma plataforma para conectar os aficionados por jogos, promovendo a produção de conteúdo para entretenimento enquanto se jogava. O site cresceu rápido e, já em 2013, atingiu a marca de 43 milhões de visualizações mensais.

Nos primeiros anos da Twitch, a plataforma ainda se restringia bastante ao nicho dos games, focando nesse target e sendo mais desconhecida pelo público em geral. Já em 2014, a Amazon adquiriu o serviço de streaming por aproximadamente 1 bilhão de dólares. De lá para cá, a Twitch tem deixado de ser famosa apenas para os gamers e atingindo novos aficionados.

Uma plataforma para gamers

A Twitch TV ainda tem o foco no público fã de games. A estrutura da plataforma oferece bons mecanismos para o stream de jogos e a interação entre produtores de conteúdo e seguidores. Títulos populares da indústria também fizeram e fazem sucesso na Twitch, como GTA, Overwatch, DOTA, World of Warcraft e Free Fire. Desde que não se viole as políticas de publicidade, é possível streamar qualquer jogo no serviço da Amazon.

O formato da Twitch ajuda as produções mais simples. Sem a necessidade de grandes estruturas, é possível criar conteúdo com uma câmera gravando a si mesmo enquanto joga. Essa fórmula já alçou carreiras no cenário brasileiro, como é o caso de Bruno Goes, o NoBru, streamer de Free Fire que ficou famoso a ponto de integrar o time do Corinthians campeão mundial da categoria em 2019.

Espaço aberto para grandes produções

Apesar da força da simplicidade, o conteúdo da Twitch não se restringe apenas a jovens gravando vídeos com a webcam do próprio computador dentro de casa. Pelo contrário, a plataforma cresceu tanto que diversos segmentos da indústria de jogos têm investido pesado na produção para a Twitch TV, colocando dinheiro para a compra de estrutura e financiamento de influencers.

Até o glamouroso mundo do poker e seus torneios milionários tanto online quanto ao vivo ganharam transmissões na plataforma. De maneira análoga ao YouTube, a cartilha para um bom streamer de poker segue as mesmas instruções de qualidade de imagem e som e interação com os fãs. Assim, toda essa preocupação com o produto oferece verdadeiros shows do esporte sem sair de casa.

Justamente por misturar características de jogo e elementos de esporte, o poker virou tendência na Twitch TV. A plataforma já chegou a criar páginas específicas para streams de torneios de poker. Apesar de ainda contar com números de visualizações distantes de clássicos como League of Legends, os produtores de lives sobre poker têm se colocado como os principais representantes dos esportes no serviço de streaming.

Muito mais do que games

Para atingir público além dos fãs de games, a Twitch TV tem apostado em se converter para uma plataforma de streaming e ponto, não necessariamente só de jogos. O próprio site alterou a comunicação e adotou novos discursos para mostrar a Twitch como um espaço para a produção de conteúdo sobre diversos assuntos.

A página inicial sobre a Twitch ainda apresenta uma série de tags para navegar nos conteúdos da plataforma.

Crescimento da Twitch

De acordo com a StreamElements, nos últimos tempos, a Twitch cresceu 20% em números absolutos de visualizações, contra 16% do YouTube Gaming (plataforma especializada em streaming de jogos). Segundo a StreamLabs, a Twitch TV atingiu a marca de quase 10 milhões de canais, superando os 7 milhões do pico de 2019. Além disso, foi responsável por 68% do conteúdo de streaming no segundo trimestre de 2020, superando o YouTube Gaming (20%) e o Facebook Gaming (11%). Ao todo, foram mais de 5 milhões de horas totais assistidas na plataforma.

O crescimento também foi verificado no Brasil. Em entrevista ao G1, o streamer BRKsEDU apontou um aumento de 97% no tempo de exibição da sua página na Twitch durante o período de pandemia em 2020. Outros profissionais da área como Bruno Oliveira, do canal PlayHard, e Diana Zambrozuski, foram na mesma linha e expandiram o alcance de seus canais.

Em conversa com o portal ‘Mkt Esportivo’, o diretor de conteúdo e parcerias da Twitch no Brasil, Wladimir Winter, citou o foco da plataforma em expandir o alcance para além dos games. 

“Acreditamos firmemente que a Twitch é o lar ideal para o conteúdo mais variado e uma de nossas apostas é o esporte tradicional. Alguns exemplos de como a empresa já vinha investindo neste segmento são a parceria com a NWSL, na qual a Twitch está atuando como parceira internacional exclusiva dos direitos de mídia da NWSL fora dos Estados Unidos, disponibilizando todos os 108 jogos da temporada regular, playoffs e campeonato para espectadores globais”, citou Winter, que ainda falou mais sobre o assunto.

“Nos últimos anos, houve um crescimento orgânico fora dos games (especialmente nos segmentos de música e esportes) e investimos no crescimento desse conteúdo. De fato, o conteúdo não relacionado a jogos na Twitch quadruplicou nos últimos três anos. A mecânica principal do que torna nosso serviço único (conteúdo de transmissão ao vivo, interações em tempo real e a poderosa comunidade) se estende a uma ampla variedade de conteúdos, de música a esportes e muito mais”, completou o executivo.

Integração com outros serviços da Amazon

O Prime Gaming, antes conhecido como Twitch Prime, é um serviço de jogos da Amazon que oferece títulos gratuitos e outros bônus para os assinantes do Prime Video, plataforma de streaming da gigante norte-americana. Além do download de games, o Prime Gaming ainda dá uma assinatura gratuita na Twitch TV (uma espécie de ‘membership’ para o seus canais favoritos).

A Amazon também criou uma nova ferramenta para integrar a Twitch com seu principal produto, o Prime Video. Agora, os usuários podem realizar Watch Parties, que significa, basicamente, streamar filmes para assistir com os amigos enquanto o grupo conversa.

A nova integração abre espaço para novas produções de conteúdo, sobretudo relativos a filmes e a séries, corroborando a iniciativa da plataforma em não se restringir apenas ao universo dos games. Com a entrada desses diferentes tipos de entretenimento, a tendência é que a Twitch cada vez mais ‘assuste’ o YouTube como uma das principais plataformas para lives do mercado. Aí é ‘briga de cachorro grande’ entre o Google e a Amazon.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias