MEIO AMBIENTE

Queimadas diminuem 33% no Maranhão neste ano

Secretário do Meio Ambiente, Diego Rolim, conta como o Maranhão vem se preparando para combater queimadas em áreas florestais

Reprodução

A chegada do período de estiagem, que marca o segundo semestre no território maranhense, acendeu o alerta para o risco de incidência de queimadas em áreas florestais, já que o clima quente e a baixa umidade de ar colaboram para o surgimento de focos de incêndios.

Na entrevista abaixo, o secretário de Estado do Meio Ambiente (Sema), Diego Rolim, fala como a pasta vem se preparando para conter casos de queimadas descontroladas e fala como a Secretaria vem conscientizando a população sobre os riscos de incêndios em áreas florestais.

No Maranhão, o primeiro semestre de 2020 apresentou um percentual 33% menor de queimadas em relação ao mesmo período. Como foi possível alcançar esse resultado positivo?

Diego Rolim – No ano de 2019, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema), juntamente com o Corpo de Bombeiros, Batalhão de Polícia Ambiental, Defesa Civil e outros parceiros, desenvolveu ações voltadas para o combate às queimadas no estado do Maranhão. O resultado desse plano de trabalho contribuiu para a redução nos focos de queimadas no primeiro semestre de 2020.

Queimadas podem ter impacto direto na vida das pessoas, gerando poluição, destruindo vegetações, causando problemas respiratórios em humanos e até mesmo causando acidentes nas estradas. Como a Sema vem orientando a população sobre os riscos das queimadas em áreas florestais?

Por conta da Covid-19, as oficinas, reuniões e capacitações foram extremamente afetadas. Contudo, a Sema, por meio da Superintendência de Educação Ambiental, teve que se adaptar e passou a intensificar a criação de materiais digitais e a elaboração do plano de trabalho para cursos online, que serão disponibilizados à população, fruto de parceria com a UEMA.

Atualmente, a Sema vem realizando campanhas de sensibilização no intuito de evitar eventuais queimadas e incêndios florestais, isso inclui orientações como:

  • Não atear fogo em área com vegetação sem autorização e supervisão do órgão ambiental; Não usar o fogo como agente de limpeza ou para renovar pastagem; Na zona urbana, deve-se manter a propriedade limpa, com pouca ou nenhuma vegetação; Evitar fazer caieiras; Evitar acender fogueira em local com vegetação; Não jogar bituca de cigarro em local com vegetação ou quando trafegar por rodovias e estradas vicinais; Não soltar balões; Não queimar lixo, folhagens, galhadas e entulhos, principalmente se for próximo a áreas com vegetação; Em situações de incêndios, há necessidade de combate com brevidade, portanto, deve-se acionar o Corpo de Bombeiros pelo fone 193, manter-se calmo e informar a localização exata para que as equipes possam encontrar o local o mais rápido possível.

O escopo da Sema é estimular e despertar cada vez mais nas pessoas a conscientização com o meio ambiente, através da educação ambiental. E a batalha contra as queimadas deve ser efetivada através de um esforço conjunto.

A Sema deu iniciou à reestruturação da Sala de Situação de Combate à Queimadas em preparação para o segundo semestre, marcado pelo período seco. Qual o papel dessa Sala para conter as queimadas e quais os órgãos de governo que integram a Sala?

A restruturação da Sala de Situação contará com a Sema, o Corpo de Bombeiros, Batalhão da Policia Ambiental e a Defesa Civil. Após a estruturação e a junção das ferramentas de monitoramento, serão incorporadas novas secretarias. Em suma, o conjunto estratégico elaborado pela sala de situação no combate às queimadas atuará como um centro de comando, no trabalho conjunto entre os órgãos, realizando análises, o monitoramento e atuando no combate aos pontos identificados. Em que cada ente adotará as medidas de sua competência.

A Sema estuda alguma forma de autorização do uso da chamada ‘queimada controlada’ no Maranhão?

A Sema publicou a Portaria nº 73/2020, que versa, em suma, para a “autorização prévia de queima controlada”. Constando em seus anexos os procedimentos para requerer autorização.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias