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DIA INTERNACIONAL DA CERVEJA

Dia Internacional da Cerveja: dicas de especialista para quem pretende produzir cerveja artesanal

No Dia Internacional da Cerveja conheça um pouco mais desse mercado ainda em expansão

Reprodução

Elas chegaram no mercado trazendo mais aroma e sabores que são resultados de combinações diferenciadas, por isso, oferecem uma experiência exclusiva. As cervejas artesanais são uma opção a mais para os amantes de uma boa cerveja e que buscam algo além das tradicionais. A cada ano elas conquistam mais o mercado e o número de bares que oferecem a bebida tem aumentado no Brasil e no Maranhão não é diferente.

Com ampla experiência e 44 anos dedicados ao universo da cerveja, acumulando experiências em grandes cervejarias no Brasil, como Brahma e Ambev, por exemplo, o mestre cervejeiro Mario Carneiro, explica como o movimento da cerveja artesanal começou a se intensificar no Brasil.

“Até o início do século XXI nos brasileiros só conhecíamos um estilo de cerveja pilsen e mesmo assim mais próximo do estilo americano e não a pilsen europeia, isso nos limitou em termos de paladar. Culturalmente cerveja para os brasileiros tem que ser leve, pouco amarga, límpida, etc. Mesmo atuando em cervejaria quando fui para a Europa no início da década de 90 [fazer o curso de Mestre Cervejeiro], fiquei impressionado com os diversos estilos de cerveja que encontrei por lá. Até a literatura sobre cerveja no Brasil era inexistente”, pontua Mario Carneiro.

Apesar de não ser mais uma novidade no mercado, o consumo de cerveja artesanal no Maranhão ainda é bastante tímido, afirma o especialista, porém, degustadores de carteirinha e produtores da bebida no estado, principalmente em São Luís tem ajudado a difundir o consumo desse tipo de bebida, ampliado o paladar de quem ama uma cerveja com sabor intenso.

“Hoje graças ao movimento dos cervejeiros artesanais estamos tendo contato com vários estilos como: Bock, IPA, APA, Stout, Witbier, Saison, Sour, Rauchbier, Fruitbeer, Albier e muitos outros. Acredito que com a difusão do conhecimento das características de cada um dos estilos de cerveja e da própria história da relação da cerveja com a evolução da civilização, do conhecimento dos componentes existentes na cerveja, sua harmonização com diversos pratos da culinária, possam proporcionar uma experiência única. E atrair uma legião maior de seguidores”, acrescenta.

Em São Luís são muitos os apreciadores que se tornam fabricantes de cerveja artesanal, é uma paixão que acaba virando também uma oportunidade de negócio. Se você já pensou em se aventurar no universo das cervejas artesanais, saiba que existe milhares de rótulos nacionais e importados disponíveis para consumo e mais de 100 estilos diferentes, produzidos em microcervejarias.

“Dentre todas as bebidas a fabricação de cerveja é a mais complexa de todas. Requer um profundo conhecimento das matérias primas, suas características, suas transformações durante o processo de fabricação além de um rigoroso acompanhamento de todas as etapas do processo desde o plantio das matérias primas, processo de elaboração até o produto final pronto para ser consumido. Afinal de conta quem fabrica cerveja está fabricando um alimento. Na Europa desde os primórdios da nossa civilização a cerveja é considerada como o pão liquido”.

Mestre cervejeiro Mario Carneiro

Se quiser passar o próximo Dia Internacional da Cerveja degustando sua própria cerveja artesanal, o especialista Mario Carneiro compartilha conosco cinco dicas de ouro, necessárias antes de iniciar a própria produção.

1: Estudar e conhecer o máximo possível sobre o assunto, buscar formação especifica. Existem hoje no Brasil centros de formação profissional como: Centro de Formação Profissional do SENAI em Vassouras, RJ; Instituto da Cerveja Brasil em São Paulo, SP;  Escola Superior de Cerveja e Malte, Blumenau, SC.

2: Amar fazer cerveja, pois ser cervejeiro é um Sacerdócio.

3: Ter muita resistência à frustração, nem sempre as coisas ocorrem como planejamos.

4: Ter disciplina para repetir sempre todos os passos da receita e assim garantir a repetibilidade do processo e a fidelidade do cliente.

5: Ser um eterno insatisfeito: sempre existe possibilidade de melhorar o que já foi feito.

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