MARANHÃO

Mercados de São Luís recebem pacotes de reformas

Outras obras foram realizadas como nos mercados da capital e no Centro Histórico, que ainda segue recebendo investimentos da Prefeitura de São Luís

Reprodução

Outro conjunto de obras importantes da gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior para o dia a dia das comunidades é a reconstrução e reforma dos mercados públicos. O Mercado do Coroadinho está praticamente pronto e será entregue totalmente novo em breve. Mercado das Tulhas (Feira da Praia Grande) está sendo reformado, também com obras avançadas. A Prefeitura de São Luís está reconstruindo ainda os mercados do São Francisco, Cohab, Anil, Bom Jesus, Monte Castelo e Santo Antônio. Os mercados dos bairros Vila Bacanga e Santa Cruz também estão no pacote de reforma.

Quando estes novos equipamentos forem entregues, os feirantes terão mais dignidade e estrutura de trabalho e os consumidores a certeza de estarem comprando alimentos dentro de todas as normas sanitárias.

Patrimônio histórico

Outro destaque da gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior é o pacote de obras na região central da cidade. Desde 2018, a área vem recebendo grandes investimentos para recuperação da infraestrutura de espaços públicos e do patrimônio histórico, a exemplo do complexo que compreende as praças Deodoro, Panteon, Alamedas Gomes Castro e Silva Maia e mais a Rua Grande, Praças Pedro II, Mãe d´Água, Alegria e Pescador (Desterro), só para citar algumas, cujas obras foram executadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico e Nacional (Iphan) em parceria com a Prefeitura de São Luís.

O Centro Histórico de São Luís segue recebendo investimentos. São cerca de 15 frentes de trabalho em toda a área, como praças, reforma de imóveis coloniais, construção de moradia para habitação de interesse social. Entre as obras em execução, a Prefeitura trabalha para concluir as reformas do Parque do Bom Menino, das praças da Bíblia, da Misericórdia e da Saudade, sendo a última na Madre Deus. A urbanização da Fonte do Bispo, nas imediações do Anel Viário, já foram iniciadas e promete transformar a área que hoje possui ocupação desordenada em mais um cartão-postal, com a fonte revitalizada.

Uma das obras mais significativas desta etapa de reforma do Centro é do Complexo que compreende o Largo do Carmo, a Praça João Lisboa e a Rua de Nazaré. Em mais uma parceria da Prefeitura de São Luís com o IPHAN, toda a área está sendo recuperada, respeitando suas características arquitetônicas históricas.

A Prefeitura também trabalha na recuperação de casarões históricos para moradia de interesse social. No casarão da Rua do Giz, 445, oito apartamentos estão em fase de acabamento. O imóvel em restauração na Rua da Palma, 195/205, vai oferecer 14 apartamentos aos futuros moradores.

Também está em fase de conclusão a restauração do casarão número 53, da Rua do Giz, no Centro Histórico, que vai sediar a Escola Municipal de Música (Emmus), garantindo ensino gratuito de música e acesso às artes a crianças da rede municipal de ensino.

Nhozinho ganha maior obra dos últimos 70 anos

Integrando ainda o pacote do programa São Luís em Obras, está a reforma do Estádio Nhozinho Santos. É a primeira vez em seus 70 anos de existência que uma das mais tradicionais arenas esportivas do Maranhão, localizada na Vila Passos, passa por obra para a recuperação e reforço da sua estrutura.

O estádio está praticamente pronto e com o anúncio do reinicio das atividades esportivas para agosto, deve ser reinaugurado em breve, com jogos inclusive à noite. O Nhozinho Santos agora tem novo gramado e novos e modernos sistemas de irrigação e drenagem. Os vestiários estão totalmente reformados e foram instalados sistemas de ventilação. A modernização do estádio compreendeu a troca dos antigos alambrados de ferro por vidro temperado, facilitando a visão do campo e dando mais segurança ao torcedor.

Foram reformadas ainda toda a parte hidráulica e elétrica, as cabines da rádio transmissão, feita a limpeza do poço artesiano que abastece o espaço, bem como a restauração do placar eletrônico, entre outros serviços. A iluminação também foi substituída e agora é em LED. O Nhozinho Santos também terá acessibilidade para pessoas com deficiência.

Praças

Na primeira gestão de Edivaldo Holanda Junior a Prefeitura de São Luís construiu ou reformou mais de 60 praças. Até dezembro, a cidade vai ganhar novas 100 praças, sendo 17 somente no Vinhais, 17 no bairro Cohab Anil e 8 no Cohatrac, todas já em obras. No Rio Anil, depois do asfaltamento, a Prefeitura concluiu recente as obras de 9 praças no bairros, garantindo mais espaços de lazer e convivência para a população.

Cidade Operária, Parque Shalom, Cohama, Coroado, Cohaserma, Centro, Vicente Fialho, Angelim e Madre Deus são outros bairros onde praças estão sendo construídas ou com canteiro de obra em fase de instalação.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias