TECNOLOGIA

Saiba quanto custa carregar seu celular em 1 ano

É difícil encontrarmos um smartphone hoje que não precise ser recarregado pelo menos uma vez ao dia. Você já se perguntou o custo disso na conta de luz?

Baterias

A energia necessária para carregar os telefones de forma completa é resultado da multiplicação da sua carga elétrica pela sua tensão.

A tensão depende do tipo de bateria com que o telefone é equipado; para as contas, foram utilizadas as  mais altas de cada um dos modelos. As baterias de Li-Ion, que têm o lítio como principal componente, são comumente utilizadas em celulares Motorola, ASUSe Apple por serem mais leves: a tensão delas fica entre 3,0 V e 3,5 V.

Já as baterias Li-po, que usam compostos químicos conhecidos como polímeros, são encontradas com mais frequência nas marcas chinesas, como Huawei e Xiaomi, e em telefones Samsung e LG. O diferencial das baterias Li-po é que elas são ainda mais leves e conseguem armazenar mais energia em menos espaço: sua tensão fica entre 3,7 V e 4,2 V.

Por outro lado, as cargas elétricas necessárias para manter a corrente por uma hora nas baterias apresentam muitas variações, a maioria delas entre 2.000 mAh e 5.000 mAh, por isso essas foram as faixas utilizadas nos cálculos.

Como não existe um padrão nos modelos de smartphone que estão no mercado hoje, as contas de quanto custa carregar o celular foram feitas considerando os dois tipos de bateria descritos para cada uma das quatro faixas de cargas elétricas.

a
« Anterior Próxima »2 / 5
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias