ARTE DIGITAL

Artista maranhense ganha destaque em programas da Globo e BAND

Edu Newton produz no computador suas obras utilizando técnicas de efeitos gráficos e combinação harmônica de cores, ao estilo de arte moderna, tendo como ponto de partida as fotografias de pessoas ou paisagens

Reprodução

O artista digital maranhense Edu Newton vem ganhando cada vez mais destaque na mídia, tanto em nosso estado como a nível nacional. Além de apresentações em programas locais, tempos atrás uma das suas artes apareceu no programa Mais Você da Rede Globo, onda a apresentadora Ana Maria Braga elogiou o seu trabalho.

Recentemente, outra arte sua foi apresentada no aniversário do programa BAND Mulher Rio, e também foi elogiada pela apresentadora Gardênia Cavalcanti. Nessa entrevista Edu Newton fala um pouco sobre ele e o seu trabalho.

A infleuencer digital maranhense Crystal também teve a imagem registrada pelo artista

Fale um pouco de você e da sua formação.

Eu sou maranhense, casado com a Josiett Santos, design de moda e produtora de eventos, e tenho três filhas. Sou formado em Engenharia Civil, com mestrado em Ciências da Computação. Atualmente trabalho em uma grande empresa em São Luis, na área de Tecnologia da Informação.

Então você não exerce a arte digital como ocupação principal?

A arte digital é uma espécie de hobbie, mas que eu levo muito à sério. Procuro estar sempre atualizado das novidades, faço treinamentos, participo de seminários e fóruns de discussão. Atualmente me correspondo com profissionais de vários locais, não apenas do Brasil, mas também do exterior. Eu trabalho com a arte digital nas horas vagas, geralmente à noite e aos finais de semana.

Ana Maria Braga apresentadora do Mais Você pelo artista digital Edu Newton

Como são produzidas as suas artes digitais?

As artes são produzidas no computador, utilizando técnicas de efeitos gráficos e combinação harmônica de cores, ao estilo de arte moderna, tendo como ponto de partida as fotografias de pessoas ou paisagens. O resultado final pode ser, por exemplo, postado em redes sociais, adotado como foto de perfil ou ser impresso e transformado em um quadro de parede.

Como surgiu a arte digital na sua vida?

Surgiu há cerca de 18 anos atrás, após o nascimento da minha primeira filha. Na época eu também estudava edição de vídeo para fazer filmagens dela, e senti a necessidade de inserir fotografias que tivessem efeitos gráficos. Depois que eu comecei a produzir os primeiros trabalhos de arte digital, gostei e não parei mais. Esse é um trabalho que eu gosto de fazer, e por isso adotei como um hobbie.

Cauã Reymond também serviu de inspiração para o artista digital maranhense Edu Newton

Embora não viva da arte digital, você trabalha comercialmente nessa área. Há quanto tempo, e como isso começou?

Eu passei a comercializar os meus trabalhos somente a 3 anos atrás. Tudo começou de uma forma meio despretensiosa, quando eu fiz uma arte para a minha esposa. Algumas amigas dela gostaram e perguntaram por quanto eu faria um trabalho para elas. Mais tarde veio a ideia de fazer um perfil no Instagram e expor alguns trabalhos. E com isso passei a receber pedidos de pessoas tanto daqui como também de outros estados.

Como foi a apresentação do seu trabalho no programa da Ana Maria Braga?

A arte chegou até o Mais Você através de um amigo, Dr. Luciano Negreiros e do Tom Veiga (louro José). Mas não havia garantia de que a Ana Maria iria exibir no programa, porque ela recebe muitos presentes a toda hora. Felizmente ela gostou, mostrou no programa, e ainda fez elogios.

Na hora da exibição eu estava no trabalho, e só fui dar conta do que estava acontecendo ao meio dia, quando acessei o Instagram e vi que havia ganho um monte de seguidores e haviam várias mensagens para mim.

E sobre a apresentação no programa BAND Mulher?

Foi no aniversário do programa, onde eu fiz uma homenagem à apresentadora Gardênia Cavalcanti. A ponte até o BAND Mulher foi feita pela minha amiga, a Dra. Maria Fernanda Braga, juntamente com a produtora do programa, Tininha Araújo. Durante o programa apareceu um vídeo meu, presenteando a Gardênia com uma arte. Ela gostou muito, e mais tarde me enviou uma mensagem de agradecimento nas redes sociais.

A cantora Gretchem também foi pintada pelo o artista

Além da Globo e BAND Rio, em quais outras mídias suas artes têm sido exibidas?

Outras artes minhas também já foram exibidas pela Paulinha Lobão no programa Algo Mais e pelo William Santos no Programa TOP. Além destes, há divulgações em sites e nas redes sociais, tanto por parte dos amigos, como também pelos clientes que gostam do meu trabalho.

Como foi fazer uma arte para a Crystal Freire?

A Cristal é coleguinha da minha filha, e uma menina muito querida na nossa família. Ela desde pequena já revela grandes habilidades como, por exemplo, desenvoltura nas passarelas, talento artístico para interpretação cênica e até qualidades de líder, pois normalmente ela lidera os desfiles que participa. Foi realmente um prazer e grande satisfação poder fazer uma arte digital para ela.

Quem quiser conhecer um pouco mais sobre o seu trabalho, onde deve procurar?

Atualmente a Internet é o local de maior exposição. Então eu coloquei algumas artes no meu Instagram @edu.newton e outras encontram-se no site da minha esposa: www.makesemodas.com na seção de Arte Digital. Ou ainda por whatsApp (98) 98895-3344 ou pelo email eduardo.newton@uol.com.br. Eu faço um orçamento sem compromisso, e se a pessoa concordar, deve me enviar uma ou mais fotos de sua preferência.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias