20 DE JULHO

Veja algumas curiosidades sobre o dia do amigo

Você sabia que o dia 20 de julho, foi escolhido como dia do amigo, em homenagem a ida do homem à lua, que aconteceu no dia 20 de julho de 1969? Veja essa e outras curiosidades

Feliz dia do amigo! Foto: reprodução

“Amigo é coisa pra se guardar, do lado esquerdo do peito, dentro do coração” assim diz a letra da música “Canção da América” de Milton Nascimento, que retrata bem a importância de um amigo. Tão importante, que neste 20 de julho, se comemora o dia do amigo.

Separamos algumas curiosidades sobre essa data, que celebra umas das relações mais fundamentais para o ser humano.

Homenagem da chegada do homem à lua

A ideia partiu de um professor argentino, Enrique Ernesto Febbraro, que se inspirou na ida do homem à lua, no dia 20 de julho de 1969, para criar o dia do amigo. O professor quis prestar uma homenagem pelo esforços da humanidade em estabelecer vínculos para além das fronteiras da Terra. Para ele, ir à Lua permitia ao homem ter amigos em todo o universo.

A comemoração se tornou oficial em Buenos Aires, Argentina, por um decreto. A data se tornou tão importante para os argentinos e se espalhou para outros países, inclusive o o Brasil.  Chile e Uruguai também celebram neste dia.

Não se comemora só em um dia

Amigo é tão importante que existe pelo menos, mais duas datas para comemorar o dia. No Brasil, no dia 18 de abril, também se comemora, o dia do amigo. Porém, 20 de julho ficou mais conhecido. A Organização das Nações Unidas (ONU), declara como data oficial em todo o mundo, o dia 30 de julho como o dia da Amizade.

O Facebook criou mais um dia do amigo

O Facebook, maior rede social do mundo, com mais 2,2 bilhões de usuários ativos mensalmente, decidiu criar a sua própria data comemorativa do amigo. Mark Zuckerberg, criador do Facebook, escolheu o dia 4 de fevereiro, dia da criação do Facebook, como dia do amigo. A timeline fica recheada com vídeos criados pela rede social, sobre os amigos.

Nenhum país comemora nessa data. Outros países escolheram comemorar o Dia da Amizade no primeiro domingo de agosto. Quantos mais dia, melhor, afinal é sempre importante lembrar como é bom ter amigos.

 

Sair da versão mobile