Foto: Reprodução

Já está disponível no Maranhão desde o último domingo telefone do Centro de Valorização da Vida (CVV), o número é destinado para pessoas que estejam esteja passando por dificuldades e precisam de ajuda, funcionando como uma prevenção ao suicídio.

O serviço que agora é gratuito, pode ser utilizado por celular, telefone fixo e telefone público, ligando o número 188.  Além do chat disponível no site da instituição.

A plataforma já estava disponível em 23 estados desde 2017. Bahia, Maranhão, Pará e Paraná eram os únicos  que ainda utilizavam o número antigo, 141, cuja ligação era paga.

CVV

Centro de Valorização da Vida, fundado em São Paulo, em 1962, é uma associação civil sem fins lucrativos, filantrópica, reconhecida como de Utilidade Pública Federal, desde 1973. Presta serviço voluntário e gratuito de apoio emocional e prevenção do suicídio para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo e anonimato.

A instituição é associada ao Befrienders Worldwide, que congrega entidades congêneres de todo o mundo, e participou da força tarefa que elaborou a Política Nacional de Prevenção do Suicídio, do Ministério da Saúde, com quem mantém, desde 2015, um termo de cooperação para a implantação de uma linha gratuita nacional de prevenção do suicídio.