Hoje em dia, viver sem ela é quase impossível. A eletricidade está presente em tudo: ilumina espaços, mantém alimentos refrigerados ou aquecidos, deixa a água do chuveiro mais quente nos dias frios e esfria ambientes nos dias de calor, como faz o ar-condicionado. No entanto, pode ser perigosa se não manuseada com cuidado. Confira algumas dicas para evitar choques com aparelhos elétricos em casa:

Eletrodomésticos

Ao ligar os eletrodomésticos na tomada, verifique antes se o botão está desligado e se a voltagem é igual à indicada pelo fabricante do equipamento.

Desligue e retire o plugue da tomada quando for limpar os aparelhos eletrodomésticos.

Não use a parte de trás da geladeira para secar roupas. Desta maneira, você sobrecarrega o aparelho, aumenta o consumo de energia e ainda corre o risco de levar um choque.

Nunca use aparelhos elétricos próximos a locais úmidos. Após o banho, apenas usar secadores, barbeadores elétricos e chapinha após se secar bem, pois a água é um condutor de corrente elétrica.

Chuveiro elétrico

Desligue o chuveiro elétrico antes de mudar a chave verão/inverno.

Benjamim

O uso exagerado do “T” ou benjamim e extensões em geral é muito perigoso. O excesso de carga elétrica pode causar curtos-circuitos e até incêndios.

Aterramento

Verifique se seu terreno está devidamente aterrado. O aterramento é de extrema importância, pois é um sistema que evita desequilíbrios na rede elétrica e previne contra choques elétricos quando em contato com partes metálicas ou falhas no isolamento de equipamentos elétricos.

Manutenção

As instalações elétricas internas devem periodicamente passar por manutenção e devem estar devidamente aterradas – contrate um eletricista profissional de sua confiança.