São Luís conta com um calendário cultural diverso durante o ano. Os festivais, eventos e produções não deixam a desejar nas áreas do cinema, música, dança, teatro e muito mais.  Saiba o que está previsto para agitar a ilha e fomentar a cultura local!

Festival Guarnicê de Cinema

Este ano em sua 41ª edição, o Festival Guarnicê de Cinema ocorre entre os dias 1º e 9 de junho. É realizado pela Universidade Federal do Maranhão (Ufma), com apoio de organizações públicas e empresariais. O festival é um dos mais antigos do Brasil, e é uma vitrine para as novidades do cinema nacional. As inscrições já estão abertas e seguem até o dia 11 de março, através de endereço eletrônico.

Festival Guarnicê de Cinema. Foto: Reprodução

São João em São Luís

O São João do Maranhão é tradicional e uma das festas mais aclamadas do estado. São diversos grupos que vão do Bumba-meu-boi ao cacuriá e dão andamento aos festejos dos santos. A primeira etapa dos festejos é composta pelos ensaios, que começam no Sábado de Aleluia e seguem até o dia 13 de junho, dia de Santo Antônio. Após isso, os grupos são batizados e brincam durante o São João. A festa só termina definitivamente por volta de outubro, quando acontece a morte dos bois.

São João de São Luís. Foto: Gilson Teixeira / Secap

Lençóis Jazz & Blues

O Lençóis Jazz & Blues é um evento que reúne grandes nomes dos estilos locais e nacionais desde 2009, e movimenta as cidades de Barreirinhas e São Luís. São shows e oficinas gratuitos para os amantes de boa
música. Em 2018, o evento está previsto para ocorrer no segundo fim de semana de agosto em Barreirinhas, e no terceiro em São Luís.

Lençóis Jazz & Blues. Foto: Reprodução

Festa da Juçara

Já é tradicional, em todo mês de outubro tem “a grande Festa da Juçara, cantada na toada de Bumba-meu-boi “Maranhão, Meu Tesouro, Meu Torrão”. Este ano, a comunidade do Maracanã espera realizar a 49ª edição do evento, com vasta programação cultural dezenas de barracas de comidas típicas e a estrela da festa: a juçara.

Festa da Juçara. Foto: Reprudução

61ª Expoema

A Exposição Agropecuária do Maranhão (Expoema), além de fomentar a produção agropecuária do estado com espaços para o produtor rural, tem também como atração o entretenimento. Este ano, o evento ocorre entre os dias 1º e 9 de setembro.

Expoema. Foto: Reprodução

Festival Maranhão na Tela

O Festival Maranhão na Tela é um festival de cinema que tem como foco fomentar a produção audiovisual do estado. O evento ocorre desde 2007, e desenvolve ações gratuitas de capacitação, produção e formação de platéia, além das mostras competitiva, informativa, e homenagens. Este ano, o festival ocorre de 27 de agosto a 1º de setembro, na Praia Grande.

Festival Maranhão na Tela. Foto: Reprodução

Aldeia Sesc Guajajaras de Arte

Realizado desde 2006, o Aldeia Sesc Guajajaras de Arte será realizado de 28 a 25 de outubro. O projeto tem o objetivo de fomentar diversas linguagens artísticas, do audiovisual e artes cênicas, passando pela dança, literatura, circo e música.

Aldeia Sesc Guajajaras de Artes. Foto: Reprodução

Projeto Palco Giratório

O Palco Giratório integra a Rede Sesc de intercâmbio de Difusão das Artes Cênicas e possui entre os seus objetivos promover a circulação de espetáculos, realizando trocas metodológicas de trabalho entre os grupos cênicos visitantes e locais, promovendo oficinas para profissionais iniciantes, intercâmbio com espectadores após os espetáculos e palestras de integração multidisciplinares com as programações locais.

Veja as datas:

10/04 a 15/04: Circuito especial do projeto Palco Giratório, com espetáculos do Palhaço Biribinha (Alagoas), oficinas e apresentações circense locais;
31/05: Espetáculo de dança infanto-juvenil “Desastro” com a Cia. Neto Machado/BA;
03/06: Espetáculo de dança infanto-juvenil “Kodak” com a Cia. Neto Machado/BA;
18/10: Espetáculo teatral “Looping: Bahia Overdub”, com a Cia Felipe de Assis, Leonardo França e Rita Aquino/BA
19/10: Espetáculo de teatro adulto “Farinha com Açúcar ou Sobre a Sustança de Meninos e Homens” com o Coletivo Negro/SP;
24/10: Espetáculo de circo adulto “Animo festas” com La Cascata Cia. Cômica/SP;
25/10: Espetáculo de circo “Precisa-se de um Mané” com La Cascata Cia. Cômica/SP.

Projeto Palco Giratório. Foto: Reprodução

Projeto Sesc Circo

O Projeto Sesc Circo é voltado à linguagem circense, com apresentações e ações formativas. O evento será realizado entre os dias 10 e 15 de abril, paralelo ao Palco Giratório, em diversos espaços de São Luís e município Raposa.

Projeto Sesc Circo. Foto: Reprodução

Sesc Amazônia das Artes

O Sesc Amazônia das Artes é uma importante rede de intercâmbio das artes e da cultura, que pretende ultrapassar a indispensável ação de divulgar os trabalhos dos estados que compõe a Amazônia Legal (e o Piauí como estado convidado), mas se desafia também a criar laços, fortalecer a criação artística, encontrar respostas criativas e alternativas para as dificuldades encontradas, como o custo amazônico (custos onerosos de produção, devido as grandes distâncias) e a escassez de políticas públicas para a cultura. Veja a programação:

08/05: Show musical instrumental “Origem” com Waldiney Machado/PA e show musical “Visões de Lampião” com Chico Nô e Zé Paulo/MA;
09/05: Show musical “Manauara em Extinção” com Jander Manaura/AM
10 e 11/05: Mostra de Cinema
12/05: Espetáculo de dança adulto “A mulher do fim do mundo” com a Cia. Casa Circo/AP;
13/05: Espetáculo local a definir;
14/05: Intervenções Cênicas
15/05: Espetáculo de teatro adulto “Oração para um pé de chinelo” com a Cia. Tanto de lá quanto de cá /AC;
16/05: Espetáculo de teatro para jovens e adultos “Alice” com o grupo Faces Jovens/MT;
17/05: Espetáculo de dança “Olhai por Nós” com o grupo Lamira /TO;
18/05: Espetáculo teatral “Atenas: mutucas, boi e Body” com a Santa Ignorância Cia. de Artes/MA

Sesc Amazônia de Artes. Foto: Reprodução

Projeto Sesc Partituras

O Projeto Sesc Partituras contempla obras de compositores brasileiros de várias gerações através de concertos musicais, e ocorre nos meses de abril, julho, outubro e novembro.

12/04: Concerto musical com temática “homenagem aos 90 anos de Edino Krieger”;
19/07: Concerto musical com temática “composições de compositores vivos”;
04/10: Concerto musical com temática “composições de compositores vivos”;
22/11: Concerto musical com temática “mulheres compositoras”.

Projeto Sesc Partituras. Foto: Reprodução

*As datas estão sujeitas a alterações. Aguarde divulgação dos locais e programações completas!


Fora os eventos já previstos, os ludovicenses também já criam expectativas para outros grandes projetos, como a Semana Maranhense de Teatro, Dança, e a Feira do Livro de São Luís, realizados sempre durante o segundo semestre. Sobre os dois primeiros, o Governo do Estado informou que a programação está sendo consolidada.

Outro projeto que gera expectativa é o Festival BR 135, idealizado por Luciana Simões e Alê Muniz (dupla Criolina), que movimenta a cena cultural local e deve ir este ano para sua 7ª edição. A organização, no entanto, ainda não tem datas e nem a certeza de que o evento será realizado, pela dificuldade na captação de recursos. “Não existe sustentabilidade para o festival no sentido de que ele tem legitimidade mas nada nos assegura que ele acontecerá de novo até receber um novo certificado aprovado e então correr atrás de empresas que se interessem por patrocinar o festival. Lutamos para que haja uma política de ajuda a projetos continuados como o Festival BR que já está no sétimo ano em 2018”, informou Luciana.