Muito antes dos cinemas se mudarem para os shopping centers, as locadoras de DVDs serem febres nas sextas-feiras e stream deixar os filmes na palma da mão, existiam as salas de cinema rua. Vamos relembrá-los?

 O Cine Monte Castelo

Inaugurado na década de 60, o cinema, como sugere no nome, ficava localizado na Avenida Getúlio Vargas, no Monte Castelo. A sala era frequentada, principalmente, pelos alunos da antiga Escola Técnica Federal do Maranhão.

O Cine REX

Localizado no João Paulo, na Avenida São Marçal, adjacente ao 24° Batalhão de Infantaria Leve, onde hoje funciona uma agência bancária, o Cine REX funcionou até a década de 1980.

Cine Éden

O casarão suntuoso na Rua Grande do século XX, que hoje abriga uma loja de departamentos, foi endereço de um dos maiores e mais garbosos cinemas da cidade, o Cine Éden.

Cine Passeio

Localizado no Centro da cidade, o Cine Passeio foi um dos mais resistentes às mudanças. Mas foi desbancado pelo Cinema Colossal.

Cinema Colossal

Localizado no São Francisco, logo após a Ponte José Sarney, o famoso Cine Colossal foi o primeiro em São Luís a ter uma quantidade considerável de salas de exibição, o que diversificava os filmes.

Cine Roxy

Conhecido, principalmente, por ser um cinema que exibia filmes pornográficos, nas últimas três décadas. O Cine Roxy nem sempre foi dedicado a esse gênero. Quando abriu suas portas, em 1939, o cinema exibiu o filme “As aventuras de Hobin Hood”.