Moradores do Maracanã aprimoram receitas típicas maranhenses

A oficina foi realizada durante a 48° edição da Festa da Juçara, como uma forma de incentivar o preparo e comercialização dos pratos maranhenses

Reprodução

(Foto: Karlos Geromy/ O Imparcial)

Maranhense e moradora do bairro Maracanã, a assistente social Conceição Ventura, sempre gostou de cozinhar e sabe fazer muitos pratos típicos. Para aprimorar as receitas que prepara em casa, ela e outros 24 moradores da localidade participaram da oficina de comidas típicas maranhenses, que foi realizada durante dois dias no Parque da Juçara.
“Eu estou fazendo para aprimorar as receitas, para dar incentivo para a nossa comunidade já que ganhamos o curso. Faço parte também da direção do parque, então eu senti que devia ajudar. Ainda ficou muita gente de fora porque era só 25 vagas”, explica.
(Foto: Karlos Geromy/ O Imparcial)

O técnico em enfermagem José Ribamar de Jesus Luz, 64 anos, durante a Festa da Juçara trabalha na própria barraca vendendo os “lanches do Riba”. Cozinheiro, ele soube do curso e resolveu participar, para aprender novos métodos de preparo e até mesmo novas receitas.
“É muito bom você participar. Aqui, eu pude aprender outras práticas para me aperfeiçoar”, pontua.
Arroz com cuxá, molho de cuxá, peixe frito, arroz Maria Isabel, torta de camarão e escondidinho de carne de sol com macaxeira, foram algumas das 12 receitas executadas na oficina. A iniciativa foi da Secretaria Municipal de Turismo, como uma forma de difundir a comida maranhense e fazer com que os pratos estejam em alta em outras datas do ano, além do período junino.
(Foto: Karlos Geromy/ O Imparcial)

“Aqui em São Luís a gente precisa divulgar mais a nossa comida típica, o que já acontece em outros estados e aqui não acontece. Buscamos divulgar o nosso turismo, nossa comida e fazer com que as pessoas aprendam e tenham uma fonte de renda”,  acrescenta Letícia Bogea, responsável por ministrar a oficina.
Até o dia 27, os inscritos terão aulas de preparo de bombons regionais e outra de pães, doces e salgados. Os cursos são gratuitos.
Está é a 48ª edição da Festa da Juçara. A tradicional festa conta com vasta programação cultural e 57 barracas para comercialização de comidas típicas e a principal atração da festa: a juçara. A festa segue até dia 29 de outubro.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias