Oportunidades

IBGE vai abrir 300 mil vagas de emprego em concurso

IBGE prevê concurso com 300 mil vagas temporárias. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística anunciou a quantidade de oportunidades pleiteadas junto ao Planejamento para a realização do próximo Censo

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) anunciou que tem discutido junto ao Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG) a realização do Censo Demográfico 2020.

Foi revelado que o instituto pretende contratar 300.000 profissionais temporários por meio de concurso para fazer a coleta dos dados em todo o país. O orçamento para a sua realização deverá ficar entre R$ 2,5 bilhões e R$ 3 bilhões, disse o presidente do instituto, Roberto Olinto.

O ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira, comentou que trabalhará para garantir as verbas. “Batalharemos e buscaremos recursos necessários. Sem nenhuma sombra de dúvida, o Brasil realizará o Censo Demográfico”, explicou.

O objetivo do órgão é coletar as informações em 2020 e já divulgar os dados no mesmo ano. Vale ressaltar que para que isso aconteça será necessário que o concurso IBGE seja realizado em 2019. “O grupo técnico deste ano já está discutindo (o censo demográfico). Ano que vem começa a acelerar, tomar decisões, em 2019 tem de fechar tudo. Em 2020 vai para a coleta”, enfatizou o presidente do instituto.

Censo Demográfico
O cargo de destaque dos censos sempre é de recenseador, que na seleção anterior contemplou 191.972 vagas e exigiu apenas nível fundamental completo. Os ganhos oferecidos para a função variam de acordo com o número de informações coletadas.

As demais funções necessárias para as pesquisas são as seguintes: agente regional, agente administrativo, agente municipal, agente de informática e agente supervisor.

O Censo compreendeu um levantamento minucioso de todos os domicílios do país. Nos meses de coleta de dados e supervisão, os recenseadores visitam milhões de domicílios nos 5.565 municípios brasileiros para colher informações sobre quem somos, quanto somos, onde estamos e como vivemos.

Último concurso do IBGE para o Censo Demográfico
Foi em 2010 que ocorreu o último censo realizado pelo instituto e na ocasião foram abertas mais de 200 mil vagas distribuídas em todo o país entre os cargos de recenseador, agente regional, agente administrativo, agente municipal, agente de informática e agente supervisor.
Os participantes do processo seletivo do IBGE passaram por provas objetivas com questões de múltipla escolha, de caráter eliminatório e classificatório, e, dependendo do caso, também por treinamento, de caráter eliminatório.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias