Saúde

Dia “D” da Campanha de Multivacinação ocorre neste sábado

As vacinas estão disponíveis em todos os 63 postos de saúde da capital; A expectativa é que ao final da campanha nenhuma criança ou adolescente fique sem imunização

Reprodução

Cerca de 14 tipos de vacinas estão disponíveis em todas as unidades de saúde de São Luís pela Campanha Nacional de Multivacinação. Incentivando a sensibilização para a importância de manter em dia a caderneta de vacinação, a campanha iniciou nesta segunda-feira (11) e vai até o dia 22 de setembro.

O Ministério da Saúde em parceria com as secretarias municipais de saúde têm investido em ações de divulgação com o objetivo de provocar a ida da população, especialmente crianças e adolescentes menores de 15 anos, aos postos de saúde para combater doenças que podem ser prevenidas por meio da vacinação.

Na lista de vacinas disponíveis constam: BCG, Hepatite B, VIP (Vacina Inativada da Poliomielite), VOPb (Vacina Oral da Poliomielite Bivalente), rotavírus humano, pneumocócica 10 valente, Meningocócica C conjugada, febre amarela, tríplice viral, tetra viral ou tríplice viral + varicela (atenuada), DTP (tríplice bacteriana), Hepatite A, e varicela (para crianças menores de sete anos); Hepatite B, febre amarela, tríplice viral, dT, dTpa, Meningocócica C conjugada, HPV e varicela.

A HPV também está inclusa na lista, com público alvo de meninas a partir de nove anos e meninos a partir de 11 anos. Quem já tomou a primeira dose, deve estar com intervalo de seis meses para tomar a segunda dose, para que a vacina tenha imunização eficaz. A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) alerta que é imprescindível tomar a segunda dose, caso contrário, a primeira não terá efeito nenhum.

O mesmo acontece com a febre amarela, por exemplo, que sofreu algumas mudanças no prazo de imunização. Antes, ela precisava ser tomada a cada 10 anos, agora são apenas duas doses que imunizam de forma permanente. Crianças podem ser vacinadas a partir dos seis meses de vida. Caso não sejam imunizadas nesta idade, devem tomar a primeira dose aos cinco anos e a segunda após 30 dias.

A coordenadora de Enfermagem do Paulo Ramos alertou sobre a importância em comparecer aos postos. “Mesmo que a criança esteja com a carteira em dias, orientamos que os responsáveis venham aos postos para que o profissional avalie se de fato está e para que seja incluído na contagem. Desta forma, teremos como saber se as crianças na faixa etária estão mesmo imunizadas”, disse.

Dia “D”

Neste sábado (16) ocorre o dia “D” da Campanha Nacional de Multivacinação em todo o país. Todos os 63 postos de saúde estarão abertos à comunidade disponibilizando as vacinas, com o intuito de oferecer mais tempo de acolhida à pais e responsáveis que devem levar seus filhos. Ao longo da campanha, todos os postos de saúde de São Luís ficaram abertos de segunda à sexta, das 8h às 17. No sábado do Dia “D” o funcionamento será das 8h às 12h. A expectativa da Secretaria Municipal de Saúde é que ao final da Multivacinação nenhuma criança ou adolescente fique sem imunização.

Sair da versão mobile