Educação

Estudantes de São Luís participam de intercâmbio na China

A presença dos estudantes no encontro visa oportunizar o intercâmbio socioeducativo, cultural e a troca de experiências entre jovens de diversas nacionalidades

Reprodução

Os estudantes da rede pública de São Luís, que estão na cidade chinesa de Wuhan para o “Encontro de Artes Marciais e Cultura”, participaram, na manhã de sexta-feira (11), da abertura do evento. A presença dos estudantes no encontro visa oportunizar o intercâmbio socioeducativo, cultural e a troca de experiências entre jovens de diversas nacionalidades e representa mais uma etapa do convênio “Cidades-Irmãs” firmado entre a Prefeitura de São Luís e o Governo Popular Municipal da cidade chinesa. A delegação da viagem é formada por seis alunos de escolas do município e do estado, dois professores de artes marciais e um tradutor.

O estudante maranhense Deyson Tavares fez a leitura da carta de saudação aos intercambistas e autoridades presentes na cerimônia de abertura. Depois, a delegação do Coreia do Sul e do Brasil realizaram apresentações de Artes Marciais e Culturais. Representando o Maranhão, os atletas Salatiel Martins (karatê), Deyson Tavares (taekwondo), Isaac Castro e Lucas Goncalves (jiu-jítsu), fizeram uma demonstração de Artes Marciais Mistas.

“Estamos muito felizes com os resultados da parceria com a cidade de Wuhan. Em menos de dois meses estamos enviando a segunda delegação de alunos da nossa rede pública para participar de intercâmbio cultural na China. O prefeito Edivaldo deseja intensificar a cooperação com a nossa cidade irmã chinesa, pois através dessa parceria proporcionamos oportunidades e perspectivas aos jovens maranhenses” disse a secretaria municipal de Articulação Institucional (Semai), Ana Paula Rodrigues. A primeira delegação esteve em Wuhan no mês de junho.

Ana Rodrigues contou que além dos intercâmbios culturais de jovens, a Prefeitura também está debatendo com os chineses cooperação em diversas áreas. “No mês de outubro, iremos participar de uma missão institucional à cidade de Wuhan que irá tratar de trocas de experiências e possíveis investimentos em nossa cidade. E no mês de novembro, iremos receber em São Luís a terceira delegação de autoridades do governo de Wuhan para debater a concretização desses investimentos” revelou a secretária.

PROGRAMAÇÃO

O grupo de estudantes permanece na cidade de Wuhan até o dia 22 de agosto. O primeiro compromisso do grupo foi a participação em um jantar de boas-vindas oferecido pelos organizadores do evento na Universidade de Jianghan. Durante o jantar foram apresentadas todas as delegações que participam do encontro.

No cardápio, pratos da autêntica culinária chinesa. O jantar também foi um momento das equipes interagirem e conversar sobre a programação do evento. “Na ocasião a equipe maranhense presentou os organizadores do evento com o livro ‘Entre o Céu e a Terra’, de autoria de Meireles Júnior, que é composto por fotografias de São Luís e do Maranhão”, contou o professor Leonardo Cordeiro, que acompanha os alunos na viagem.

Integra ainda a programação, diversas aulas e palestras sobre o perfil da arte marcial e das manifestações culturais. O grupo terá acesso a conhecimentos da língua local, da música tradicional e diversos minicursos e programação cultural, como passeios à pontos turísticos de referência.

CIDADES IRMÃS

O projeto “Cidades-Irmãs”, formalizado em 2015, é mais uma estratégia da Prefeitura para somar na educação formal recebida pelos estudantes da rede municipal de ensino e proporcionar a troca de experiências. A China é o primeiro país com o qual a Prefeitura de São Luís firma parceria. Além de Wuhan, na China, a Prefeitura assinou acordo de “Cidades-Irmãs” com  Tramonti, na Itália, e Hue, no Vietnã. Ainda por meio do acordo será assinada parceria ainda com cidades de Portugal, França e Japão.

MOSTRAR MAIS