Carlos Tossi ensina a preparar churrasco de chão em São Luís

A aula vai acontecer no dia 30 de agosto, último dia do evento Enchefs que acontece no Gran São Luís Hotel

Reprodução

Carlos Tossi é um dos apresentadores do programa BBQ Brasil e especialista em churrasco(Foto: Paulo Malheiros)

Quem é apaixonado por churrasco, com certeza conhece o trabalho ou pelo menos já ouviu falar sobre o paulista Carlos Tossi, um dos apresentadores do programa BBQ Brasil no SBT e especialista em churrasco. Tossi, está em São
Luís pela primeira vez e vai ensinar a preparar carne com a técnica fogo de  chão, no Gran São Luís Hotel, no Centro de São Luís,  na quarta-feira,  30 de agosto.
Há 23 anos envolvido com gastronomia, ele já passou por diversos restaurantes e pela base, em cozinhas franco-italiana, orientais como tailandesa e vietnamita, por exemplo, mas foram as técnicas texanas de churrasco que
encantaram o profissional, que há seis anos se dedica a especialidade.
“Em 2011 eu conheci a prática do churrasco de uma forma diferente do que estava acostumado. Foi o meu primeiro contato com o verdadeiro barbecue, que pra gente é sempre aquela associação com molho ou então barbecue que quer dizer churrasco e não tem nada haver. Eu conheci um texano que ensinou qual era a verdadeira técnica, como eram feitos os preparos com temperaturas muito baixas em um tempo longo, isso me fascinou”, explica Carlos Tossi.
O churrasco que é feito de maneiras diferentes em várias regiões do Brasil e segundo ele, não existe uma receita para a preparação perfeita. “O churrasco bom é o que você gosta, a carne boa é a carne que você gosta, não existe um conceito do que é o churrasco correto. Para mim,  churrasco é a transformação da carne em alimento, que sobretudo reúne as pessoas”, pontua.
Focado também em estudar o princípio da gastronomia, que tem ligação direta com o modo de preparar a carne, o especialista vai ensinar  a como preparar uma costela de fogo no chão e um pão de caçador e compartilhar conhecimento.
“Eu vim com o maior prazer participar do Enchefs, para divulgar esse trabalho que eu faço que é a gastronomia primitiva e repassar o que é a culinária rústica. Vim também para me enriquecer com tudo isso que tem o regionalismo. Vou ensinar a preparar a costela de fogo de chão, prato típico do Rio Grande  do Sul, vou mostrar um pouco desse processo dissociando o fogo de chão ao gaúcho, vou unir o preparo rústico das castela de chão e porque a gente precisa de tantas horas e fazer uma passada breve sobre a ciência da carne que fundamental que todos entendam, do porque que ela tem que assar por 9 horas, junto com isso vamos fazer um pão de caçador, feito basicamente com água e farinha e fermento e vou assar ele brasa”, pontua.
O preparo será ensinado a partir das 17h, a participação é gratuita, sendo necessário que os interessados cheguem com pelo menos 1 hora de antecedência para inscrição.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias