Educação

Programa Escola Digna avança em Palmeirândia e Humberto de Campos

Escolas foram revitalizadas nos dois municípios

Reprodução

As ações do Programa Escola Digna, instituído pelo Governador Flávio Dino como macropolítica da educação focada na qualidade social do ensino público maranhense, estão em andamento por todo o estado. Desta vez, o programa chega aos município da Humberto de Campos (região dos Lençóis) e Palmeirândia, na baixada maranhense.

“Esse é o maior programa educacional da história do Maranhão pelo volume de ações em todos os 217 municípios, requalificando as escolas, dando mais dignidade aos estudantes e educadores maranhenses”, ressaltou o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão.

Em Humberto de Campos, o Centro de Humberto de Campos, já recebeu melhorias. A escola foi revitalizada com investimentos de R$ 100 mil, garantindo a pintura, melhoria nos banheiros, portas, instalação elétrica, quadros novos e ventiladores nas salas de aula até a chegada subestação para climatizar a escola.

“As portas não tinham trincos, agora têm, as paredes eram desbotadas, agora eles pintaram. Ficou melhor”, declarou a estudante Lídia da Silva e Silva.

“Era o maior sufoco. Com esse ventiladores nas salas melhorou muito, as vezes a gente passava mal com o calor. Melhorou muito”, disse Ecilene da Silva, do 2° ano.

Além da revitalização, a escola também será ampliada. A obra vai garantir mais salas de aula, sala de professores, a biblioteca e melhoria dos pátios interno e externo. “Vamos trabalhar para tornar a escola cada mais digna, para que professores e alunos possam desenvolver mais o ensino e a aprendizagem”, destacou o secretário adjunto de Suporte Educacional, Anderson Lindoso.

Palmeirândia

As ações do ‘Escola Digna’ também chegaram ao Centro de Ensino Rio Grande do Sul, em Palmeirândia. A escola será totalmente recuperada, com a reforma do telhado, forro e climatização das salas, restauração da rede elétrica e instalação de subestação, revestimento cerâmico, novo piso, revitalização do pátio, ampliação dos banheiros, sala dos professores, entre outros.

A estudante Carla Mirele ressaltou que, pela primeira vez um governo se importa com a escola. “Nos sentimos valorizados, pois sabemos que o governo está preocupado com nossa escola, que estava precária. E está junto conosco nessa batalha para melhorar a escola”, disse.

Segundo o professor de Geografia, Saulo Formiga, a comunidade escolar está em festa pela reforma que a escola receberá. “Era uma reforma esperada há mais de 10 anos. Teremos além da reforma estrutural, ganho de equipamentos e mobílias, que muito contribuirão com o nosso trabalho. Como professor fico muito feliz em ver o compromisso que este governo tem com a educação, tratando-a de forma diferente do que vimos até então por outros governos. Ficamos muito felizes. Temos certeza que a partir de agora nossos resultados serão outros, porque a questão estrutural afeta diretamente o próprio emocional desses jovens. Isso vai trazer esperança para que esses jovens possam buscar um futuro melhor”, comemorou o professor.

“Nossa escola já não estava mais em condições para o aprendizado. Com as melhorias anunciadas a gente ja se sente mais feliz. A gente só tem a agradecer, com o apoio do governo. Agora podemos caminhar pra frente e com mais alegria, com aquele esforço de aprender, e vamos conseguir”, disparou o estudante Lucas, presidente do Grêmio Estudantil do CE Rio Grande do Sul.

A reforma terá duração de cinco meses e a comunidade escolar será remanejada para prédios escolares da rede municipal, que já são utilizados pelo Estado, para que não haja prejuízo ao calendário escolar.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias