Beleza

Maranhense vence preconceitos na moda

Nafis Bezerra surpreende com trabalhos realizados em cabelos afros e ganha destaque no mercado

Nafis Bezerra recebendo prêmio em São Paulo

A cada dia, a moda afro tem conquistado reconhecimento e adesão em todo o país. E muita gente tem buscado um modo para usar os cabelos cacheados apostando neles como a tendência do momento. No Maranhão, a negra e cabeleireira especializada em cabelos afros Nafis Bezerra recebeu o troféu Mãos de Ouro e como destaque de 2017. O evento foi realizado este ano no estado de São Paulo.

Há 18 anos, Nafis Bezerra iniciou a carreira de cabeleireira. Além da profissão, Nafis dedica seu tempo as duas filhas e seu esporte preferido que é muay thai. E como todo início em qualquer profissão, nada é fácil. “Foi tudo bem difícil, principalmente para pagar meu curso de cabeleireira. Fiz faxinas, escovas em casa… Tinha duas crianças pequenas na época e precisavam de fraldas descartáveis. Tinha uma vizinha que montou uma fábrica na casa dela de fraldas descartáveis, daí combinei com ela e em troca de serviços eu arrumava o cabelo dela e das filhas. Escovava, fazia alisamentos e tranças por pacotes de fraldas para o mês. Consegui bolsas de estudos na maior loja de Cosméticos de São Paulo, a Ikesaki. Fui aos poucos aprimorando meus conhecimentos na área dos cabelos afros e até hoje invisto em conhecimentos nesta área”, conta Nafis.

As dificuldades após formação
Depois que conseguiu concluir os estudos voltados para sua área, as dificuldades aumentaram e os desafios também, mas nada a fez desistir. “Depois de formada, eu precisava encontrar um salão que trabalhasse com cabelos afro para eu tentar conseguir uma vaga de emprego. Então, a solução foi começar a trabalhar em casa sem uma cadeira profissional, sem lavatório, poucos produtos. Nossa, era muito difícil! Aos poucos, fui mostrando o meu trabalho e conseguindo o meu lugar no mercado”, esclarece a cabeleireira.

Representando o Maranhão
Sempre superando seus limites e determinada, seu trabalho resultou em projetos bem-sucedidos e com prêmios. “Nossa, uma sensação imensurável em saber que tudo aquilo que eu passei valeu a pena. É a segunda vez, consecutiva, que recebo os prêmios de Destaque do Ano e Mãos de Ouro. Também recebi um prêmio que foi uma tesoura de ouro”, afirma.

Novo momento do mercado
O mercado começa a olhar diferente para os trabalhos com cabelos afros. Artistas em diversos lugares do Brasil os aceitam como tendência, e isso favorece quem trabalha com o seguimento há anos. “Acredito que usar os cachos naturais está em alta e os cabelos negroides já tinham destaque, só que a maioria não assumia tanto quanto hoje. As empresas se diversificaram rápido e aumentou a demanda de produtos especiais para cabelos afros, produtos de alta tecnologia, e junto com essa inteligente mudança vieram também profissionais qualificados, dentre eles, eu”, complementa.

O racismo
Não é fácil a luta contra o racismo, mas diversos avanços já foram conquistados, como o reconhecimento da moda afro. Porém, muita coisa ainda precisa melhorar. “Já sofri muito sim, principalmente na construção de penteados. Eu queria deixar os cabelos negroides estilosos e com volumes e naquela época e, algumas vezes, até hoje, o volume é uma vergonha. Adaptei meu afro para o loiro e isso impressiona as pessoas por onde eu passo. Até hoje, sou conhecida pelo meu estilo ousado, gosto de renovar, nem todos os salões se adaptaram ao afro e, quando subo ao palco para receber meus troféus, tenho orgulho, não só do meu conhecimento, mas de todos os meus clientes que não se renderam ao preconceito e confiam no meu trabalho”, diz a Nafis Bezerra.

O segredo do sucesso
Para quem deseja iniciar a carreira e alcançar o sucesso, a dica é bem simples, mas, antes de tudo, precisa ter determinação e coragem para desafios. “É importante ter conhecimento, estar sempre à frente das novidades do mercado, ter preços acessíveis para todos os clientes, tratamento VIP para todos, conhecer o cliente, não usar de engano e ser transparente nos procedimentos. Sempre que possível, renove conhecimentos, pois ninguém sabe tudo e o importante é realizar tudo com amor. Não tenho muito dinheiro, mas tenho clientes amigos e fiéis.”

Os trabalhos com cabelo afro
Com a variedade no mercado e também com ajuda especial da criatividade, as opções para ousar com penteados são diversas e, com Nafis, tudo pode surpreender. “Tem diversos trabalhos, dentre eles, o permanente afro, tranças estilizadas, deja vú, revitalização, fitagens e big chip, transição capilar e por aí vai. O interesse é sempre causar e deixar no gosto do cliente”, conta.

Sair da versão mobile