OPINIÃO

Leia ‘ A covardia’, do neuropsiquiatra Ruy Palhano

É um dos traços humanos dos quais menos se fala e um dos mais importantes pelo seu significado psicológico e social.

Em Consultório Etimológico, “Covarde” é um vocábulo que se origina do Latim, CODA, “cauda”. No Francês, havia a palavra COUARD, “de cauda abaixada”. A imagem é muito clara: o animal (ou, metaforicamente, a pessoa) que tem o rabo entre as pernas sinaliza que está desistindo da luta, está com medo, que não tem coragem para enfrentar a situação. Na Heráldica, um leão com a cauda entre as pernas é chamado COUÉ, “com cauda abaixada”, em Francês e em inglês, COWARD, significa “pessoa sem coragem” (covarde).
É um dos traços humanos dos quais menos se fala e um dos mais importantes pelo seu significado psicológico e social. Está muito presente em nosso cotidiano e semelhantemente aos outros traços, a covardia, pode se revelar de distintas maneiras.
Em, Wikipédia, covardia, é considerado “vício, ou a corrupção da prudência, algo oposto à coragem ou bravura. Trata-se de um comportamento que reflete falta de coragem; medo, timidez; fraqueza de carater; pusilanimidade ou ainda, desleal e traiçoeiro. A covardia, te força a não tentar, a não lutar, a ter medo de enfrentar algo por medo, por indecisão, por fraqueza. É deixar de fazer algo, desistir, abandonar pela metade, pela falta de confiança em si próprio”.
No Aurélio, define–se covardia, sem coragem, medroso, timidez, fraqueza de carater, pusilanimidade e traiçoeiro. É uma condição que está no íntimo da pessoa, de seu “endos”. Em ambas as definições, destaca-se, a timidez, a fraqueza de carater, a falta de coragem e a traição, veja, que são aspectos caracteriológicos adstrito a personalidade e que pode nos remeter a algo relativo a estrutura psicopatológicas. Remete-nos, também, a algo do carater e da personalidade, que semelhantemente a outras condições, pode se consituir como um traço dessas perssoas.
A covardia, é uma das piores desvirtudes humanas. A imagem social do covarde é péssima. É sem dúvida o pior dos legados sociais que alguem possa ter, pois, geral os covardes, são considerados, fracos frouxos e traiçoeiros. Para muitos, do ponto de vista social, o covarde é quem corrompe a prudência, uma das mais importants virtudes huumanas, por estar ligada a sabedoria, a introspecção e ao conhecimento. O covarde não tem firmeza no que pensa, no que quer, no que faz ou no que diz. É um medroso desprezível.
Por ser inaceito é marginalizado é desconsiderado socialmente. É execrado do convívio. Os covardes são mau-vistos. Observa-se, exatamente o contrario, quando de trata de um corajoso, que contrariamente ao covarde, desfruta da fé pública, dos méritos dos aplausos, dos elogios, do apoio e da enorme aceitação social. Esses, são prudentes, arrojados, sinceros e dispõe da verdade.
Só a guiza de conhecimento, não devemos confundir, o covarde com alguem que reconhecidamente não enfrenta qualquer situação, de ameaça e perigo, por reconhecer sua incapacidade, insuficiência e fragilidade em fazê-lo, esses são os prudentes, os quais enfrentam a realidade dos fatos e não fogem deles e lutam pelo que querem, enquanto que o covarde, foge, se esconde, e é capaz de por alguém em seu lugar.
Do ponto de vista comportamental, não contam consigo mesmo, sempre se apoiam nos outros ou em alguém para se livrar de situação para o qual é convocado. Por não acreditarem em si mesmos, os covardes, extraem dos outros proveitos e vantagens e se eximem de compromissos e responsabilidades.
São personalidades retraídas, escorregadias, tergiversam e são dissimuldos, desconfiados e mentirosos. Essa condição os conduz a se retrairem, ficarem por trás de suas próprias expectativas, esperando pelos outros.
Os problemas e os desafios, condições presentes na vida de de cada um, em geral, são encaradas pelos covardes no superlativo. Entendem que essas tais dificuldades são enormes. São chegados a funcionarem articulaos, dificilmente soczinhos especialmene se desconfiarem que não coseguirão encarar os desafios. Muitos desse são criminosos, bandidos, que cometem crimes horrendos o fazem inspirados em tremenda covardia e medo das ameaças.
Há vária formas de se revelar a covardia. A prática de corrupção, por exemplo, é uma delas. Os valentões, os falatrões, os intrétpidos, os “fominha por poder”, os insassiáveis, (que querem senpre muito e mais), os possessivos exagerados, os mentirosos compulsivos e “ os agradáveis e bonzinhos”, são alguns traços, que sinalizam para personalidades acovardadas. Os desconfiados e os traiçoeiros, são outros traços presentes nessas persosonalidade. Porém, quem vai celar essa condição de fato na vida dessas pessoas, são suas condutas, suas atitudes e suas práticas vivenciais. São nessas ocasiões e condições que você ira identifcar e desmascará o covarde, pois essas caraterísticas acima descritas, se inscrevem em praticas existenciais.
Essas personalidades, vão desde cedo, apresentando, algumas dessas caraterísticas, isto é, ningém se torna um covarde, de um dia para o outro. Esses traços já são notados com anterioridade no desenvolvimento dessas pessoas, de tal forma, que ao se encontrarem em circunstâncias favoráveis, essas caraterísticas aparecem como uma marca registrada de suas personalidades.
Como não era de se extranhar, tem muitos pessoas, que ao exercerem funções ou cargos de notoriedade, sobretudo na vida pública, se percebe que antes de exercê-los, agiam dessa ou daquela forma e depois que estão nesses cargos ou funções no poder, seus comportamentos mudan inteiramente. Sendo assim, é aconsehavel se saber muito bem, com quem estamos lidando.

Sair da versão mobile