FOLIA

Pré-carnaval começa animado no centro de São Luís

Bandas, blocos e foliões se espalharam pelas ruas do Centro da cidade nas prévias carnavalescas

Foto: Carlos Aberto/OIMP/D.A Press.


Carlos Aberto/OIMP/D.A Press

A Bandida se concentrou na praça e em seguida arrastou centenas de foliões pelas ruas do Centro Histórico levando a sua musa

Com o tema Quadrilha não! É carnaval! Basta de Corrupção! o Bloco da Imprensa estreou no último sábado fazendo a festa no Centro Histórico. Mas não teve só esse bloco para a alegria dos foliões. As prévias carnavalescas ficaram bem animadas com o Bloco da Bicletinha, Banda Bandida e as atrações programadas pelo Carnaval de Todos, do Governo do Estado.
O Bloco da Imprensa reuniu milhares de pessoas na Praça dos Catraeiros, e diferente do que se pode imaginar, o Bloco não é só para profissionais da área de comunicação, mas para quem quer aproveitar as festas antes do período oficial. “É uma festa bem organizada, com segurança e boas atrações. Todos os anos a gente vem aqui”, garantiu a auxiliar de enfermagem, Mary dos Santos.
Para os organizadores o Bloco é uma tradição do pré-carnaval que é aguardado por todos. “Todos podem ficar à vontade. Isso aqui é uma festa que a gente preparou inicialmente para os jornalistas se divertirem, mas hoje ganhou uma proporção gigante. Todos querem o Bloco da Imprensa”, admitiu Joel Jacinto.
Todos os anos o Bloco ganha um tema atual que repercutiu na mídia. Desta vez a corrupção e a luta contra ela foram o foco do tema. “Corrupção sempre existiu, mas no ano passado os escândalos ganharam grande proporção. Foi prefeita ostentação, operação lava-jato, fraude na merenda escolar, enfim, muitos escândalos. A corrupção é o problema maior deste país, e este ano o Bloco da Imprensa quer dar um alerta e dizer que estamos lutando contra a corrupção, que queremos que esses corruptos sejam punidos”, pediu Célio Sérgio, organizador e um dos fundadores do Bloco.
Com apoio do Governo do Estado e da Prefeitura de São Luís, este ano e pela primeira vez em todas as edições, o Bloco também recebeu apoio do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de São Luís. O presidente Douglas Cunha afirmou que jamais o Sindicato poderia ficar fora desse tipo de evento.

“Não é nada interessante ter um Bloco da Imprensa e o Sindicato ficar de fora. O tema de combate à corrupção é muito pertinente, é o assunto do momento. Nós estamos brincando, mas o assunto é sério. E segundo porque esse bloco é uma confraternização da imprensa, uma forma de oferecer um pouco de diversão”, opinou o presidente.

A primeira a se apresentar foi a Banda Piratas da Ilha que desde 2009 é uma das atrações do Bloco. Em seguida teve o bloco do Laborarte, Só Safados (com a participação especial de Patativa), depois o Bloco Tradicional Os Feras e a banda Amigos do Samba encerrando a noite com sambas e marchinhas, homenageando os antigos bailes carnavalescos. “É uma honra participar desse bloco e mostrar a nossa cultura levando as músicas carnavalescas para um grande público”, contou José Costa, presidente do grupo. Para esse evento, além de policiais militares garantindo a segurança do Centro Histórico e dos foliões, a organização contratou 30 seguranças particulares.
O Bloco terá ainda duas prévias: nos dias 23 e 30 de janeiro com várias atrações. No repertório, segundo os organizadores, somente músicas de carnaval: marchas, frevos, sambas, pagodes, sambas enredos e sambas temas dos Blocos Tradicionais, e de Blocos de Rua.
Praça Nauro Machado
A Banda Bandida, além dos blocos tradicionais Os Tremendões, Os Trapalhões, Os Coringas e Os Indomáveis, ocuparam a Praça Nauro Machado desde as 16h do sábado. A Bandida se concentrou na praça e em seguida arrastou centenas de foliões pelas ruas do Centro Histórico levando a sua musa, a Bandida, com figurino novo e moderno, uma boneca gigante, personagem principal da festa que acontece há 16 anos no carnaval de São Luís.
“Esse bloco é muito gostoso, divertido e o que a gente quer aqui em São Luís é se divertir. Nunca pensei que o carnaval aqui fosse assim tão bom”, disse a moradora de Belém (PA), Neide Carvalho. O comerciante Rafael Santos disse que iria percorrer todos os blocos do Centro. “Quando sairmos daqui vamos para a Bicicletinha e depois para o Bloco da Imprensa. A gente gosta de ver os blocos tradicionais e está bem tranquilo aqui”.
A Bicicletinha do Samba que este ano veio com o tema homenageando as olímpiadas que acontecerão no Rio de Janeiro, também concentrou muita gente. Em seu sexto ano, o bloco se estenderá durante todos os sábados até antes do carnaval. “Nós estamos com esse tema Viva o Esporte! Vamos pedalar uma maratona de folia reverenciando o esporte como um todo e trazendo atrações como a banda Kayambá, o DJ Tony Castro e a banda da Bicicletinha fazendo o melhor do carnaval”, contou o jornalista Gutemberg Bogéa.
Devido ao grande público que recebeu nas últimas edições, o Bloco não sai mais em cortejo tendo à frente a bicicletinha como fazia antes. “Achamos mais seguro para os foliões ficarmos aqui porque a Bicicletinha sempre aglomerou muita gente e temos que zelar pelo conforto de todos. Além do apoio da CPTur que toma de conta da área do Centro Histórico, temos mais 30 seguranças espalhados pelo local”, afirmou.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias