SÉRIE B

Sampaio pode ter melhor início de sua história na Série B

Em caso de vitória sobre o Náutico, Tricolor pode chegar a melhor pontuação desde 71

Sampaio , Bruno Moura

Uma vitória sobre o Náutico é importante para o Sampaio por se tratar de um confronto direto pela liderança da Série B do Campeonato Brasileiro. Além de continuar invicto na competição, o Tricolor tem a possibilidade de ter o seu melhor início em uma edição da Série B desde a primeira edição disputada em 1971. Mesmo em 72, quando o clube foi campeão, o Tubarão não teve o mesmo aproveitamento em quatro rodadas.

Em três jogos disputados, o Sampaio conquistou sete pontos com duas vitórias (Vitória e Macaé) e um empate (Mogi Mirim). Na próxima rodada uma vitória sobre os pernambucanos deixaria a equipe com dez pontos e dependendo de um tropeço do Bahia e do Botafogo para se isolar na liderança. Com esta pontuação em caso de sucesso no sábado, o time supera a campanha de 71, primeira edição do torneio quando o time conquistou nove pontos em quatro jogos.
A primeira edição da Série B foi em 1971 e o Sampaio foi um dos representantes maranhense. Nas quatro primeiras rodas, a equipe venceu o River (PI) duas vezes, superou o Mac (MA) e foi derrotado pelo Flamengo (PI), acumulando nove pontos. No ano seguinte, ano do título Tricolor, o início não foi dos melhores. O Tricolor foi derrotado pelo rival Moto e pelo Guarany (CE) e empatou com Flamengo (PI) e Tiradentes (PI).
A equipe voltou a competição em 1980, quando terminou na 16ª posição e teve um começo invicto nas quatro primeiras rodadas. O Tubarão empatou com Fast Club (AM) e Paysandu (PA) e venceu Piauí (PI) e tuna Luso (PA). No ano seguinte, a Bolívia não jogou a Série B, voltando somente em 83 quando terminou em 29º e conquistou seis pontos nos quatro primeiros jogos vencendo o Tiradentes(PI) e empatando com Fast Club (AM), Remo (PA) e Tiradentes (CE).
Depois disso, o Tricolor só voltaria a Série B no ano de 1989, quando terminaria na 85ª colocação. Naquele ano, o Sampaio iniciou sua trajetória empatando com MAC e Remo, vencendo a Tuna Luso e perdendo para o Payssandú.
Em 91, última participação da equipe antes do título da Série C em 97, a equipe teve o seu pior início em uma edição da Série B. Foram três derrotas para Payssandú, Rio Branco (AC) e Remo e um único ponto conquistado em um empate com o Independência (PA).
Após isso, a equipe maranhense passou alguns anos sem disputar a Série B e participando de algumas edições da Série C. Um título invicto da terceira divisão nacional fez com que o time voltasse a segunda divisão em 98. A campanha iniciou bem com duas vitórias sobre Volta Redonda (RJ)e Criciúma (SC) e um empate com o Santa Cruz. Porém, na quarta rodada, o Tubarão foi derrotado em casa para o Botafogo (SP) por 2 a 0 e só somou sete pontos.
No ano seguinte, quando terminou em 16º, também foi somado sete pontos em quatro rodadas. Foram duas vitórias sobre Remo e Criciúma, um empate com o XV de Piaracicaba (SP) e uma derrota para o Payssandú.
Em 2000, quando a competição se chamou Copa João Havelange e o Sampaio jogou o módulo amarelo, o time maranhense iniciou sua campanha com três derrotas para São Raimundo, Náutico e Vila nova e um empate com o Payssandú.
Em 2001, quando o torneio voltou a se chamar Campeonato Brasileiro o Sampaio também não começou bem somando três pontos em quatro rodadas. Três empates (Nacional, Sergipe e Payssandú) e uma derrota para o São Raimundo (AM) contribuíram para que o clube terminasse uma posição acima da zona de rebaixamento, na 20ª posição.
Já em 2002 não teve jeito. Após um começo até razoável, com uma vitória sobre o Joinville, empates diante de São Raimundo e Santa Cruz e uma derrota para o Remo, o Tricolor somou cinco pontos nos quatro jogos iniciais, mas depois caiu de produção e terminou na 23ª posição, sendo rebaixado mais uma vez para a Série C.
Após este descenso, o Sampaio só voltaria a Série B em 2014 após o vice campeonato da terceira divisão e consequentemente a conquista do acesso. No ano passado, o início não foi muito bom apesar da boa campanha. Em quatro rodadas, a time que contava com Jonas, Uilliam Corrêa, Pimentinha e Rodrigo Ramos foi derrotado duas vezes (Paraná e ABC), empatou com o Oeste (SP) em casa por 2 a 2 e venceu o Icasa (CE) por 3 a 0.
Sampaio e Náutico se enfrentam neste sábado, às 16h30, no Estádio Castelão. O Sampaio é o terceiro colocado e o Náutico é o líder com 100% de aproveitamento em três jogos.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias